Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Metodologias de Investigação Qualitativas

Apresentação

A UC Metodologias de Investigação Qualitativa procura dar a conhecer a investigação qualitativa em Psicologia. Trata-se de uma UC de natureza teórico-prática, na medida em que visa a aplicação prática de todos os conhecimentos abordados e desenvolvidos na componente teórica, no que diz respeito aos pressupostos, fases, procedimentos e técnicas típicos de processos de investigação qualitativa.

Curso

Justiça Juvenil e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo (M) (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP6037-14311

Disciplinas complementares recomendadas

  • Métodos de Investigação em Psicologia
  • Laboratório de Competências de Investigação
  • Laboratório de Competências Académicas

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

CP1) O processo de investigação nos métodos qualitativos

  • Pressupostos, design, fases, procedimentos e aspetos éticos
  • Contraste e complementaridades em relação ao processo de investigação nos métodos quantitativos

CP2) Métodos de recolha de dados em investigação qualitativa

  • Entrevista
  • Focus grupo
  • Etnografia/observação participante

CP3) Caracterização das diferentes abordagens de análise qualitativa

  • Análise de conteúdo
  • Análise temática
  • Grounded analysis
  • Análise de conversação

CP4) Critérios de qualidade da investigação qualitativa

CP5) Redação de estudos qualitativos

CP6) QSR NVivo 12: Software de análise qualitativa de dados

  • Principais funcionalidades e potencialidades

Objetivos

No final desta UC, os/as estudantes deverão ser capazes de:

OA1) Reconhecer o enquadramento e especificidades das metodologias de investigação qualitativa;

OA2) Conhecer os procedimentos e demonstrar competências de recolha de dados qualitativos;

OA3) Conhecer e compreender vários métodos de tratamento e análise qualitativa de dados, sabendo selecioná-los e aplicá-los de acordo com diferentes objetivos/questões de investigação;

OA4) Conhecer e demonstrar competências de utilização do software de análise qualitativa NVivo;

OA5) Conhecer os princípios éticos inerentes ao processo de investigação qualitativas, bem como os pressupostos subjacentes à validação de estudos qualitativos;

OA6) Conhecer as diretrizes para a redação de estudos qualitativos; e,

OA7) Demonstrar a capacidade de assegurar a qualidade de um processo de investigação qualitativa, desde a definição da questão de investigação à escrita.

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino incluem aulas de natureza expositiva (ME1), análise orientada de artigos científicos (ME2), realização de exercícios individuais e/ou de grupo para aplicação de competências (ME3), treino de competências (ME4), pesquisa bibliográfica (ME5), apoio em sala de aula (ME6) e feedback sobre as tarefas de avaliação produzidas (ME7). As horas de trabalho autónomo asseguram a leitura da bibliografia recomendada e o trabalho de grupo.

A avaliação será realizada mediante as seguintes modalidades, a optar pelos/as estudantes:

  • Avaliação contínua em regime presencial, implicando a presença em 70% das aulas. Será baseada na realização de i) uma prova escrita para avaliação de conhecimentos teóricos (40%), ii) dois mini-relatórios individuais (15%+15%), e iii) um trabalho de grupo envolvendo a redação de um relatório escrito que pressupõe a integração/aplicação dos conhecimentos (30%);
  • Avaliação final mediante realização de prova escrita de conhecimentos (100%).

Bibliografia principal

  • Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2018). The SAGE handbook of qualitative research (5th edition). Sage Publications, Inc.
  • Maguire, M., & Delahunt, B. (2017). Doing a thematic analysis: A practical, step-by-step guide for learning and teaching scholars. Ireland Journal of Teaching and Learning in Higher Education, 3, 3351-33514.
  • Neuendorf, K. A. (2016). The content analysis guidebook (2nd edition). Sage Publications, Ltd.
  • Sullivan, C., & Forrester, M. (2019). Doing qualitative research in psychology: A practical guide (2nd edition). Sage Publications, Ltd.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala