Garantias nos Contratos Comerciais e Internacionais
Apresentação
Num curso de Mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais, uma unidade curricular versando a matéria das garantias nos contratos comerciais internacionais tem um lugar quase obrigatório. Na verdade, mais do que nos contratos no plano interno, é uma prática constante e consolidada nos contratos internacionais a exigência da prestação de garantias, dado que, muitas vezes, os contraentes não se conhecem e o simples facto de as empresas se situarem em países diferentes vem dificultar muito a cobrança dos créditos, no caso de incumprimento.
Curso
Direito (M) (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7,5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP510-1-16241
Disciplinas complementares recomendadas
Direito das Obrigações e Direito Comercial
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sólidos sobre as modalidades das garantias dos direitos de crédito, em particular com respeito às mais utilizadas no comércio internacional. Tratando-se de um domínio em evolução constante, é também importante que adquiram conhecimentos sobre os projetos legislativos e os trabalhos em curso nas organizações internacionais especializadas. Por um lado, num sector em que tem existido uma evolução muito rápida das práticas comerciais, coloca-se um problema de elaboração teórica, respeitante ao enquadramento de diversas garantias nas categorias tradicionais ou na necessidade de reconhecer novos quadros conceituais. Para além desta vertente académica, os estudantes devem ficar profissionalmente habilitados para escolher as modalidades de garantia mais adequadas às situações concretas, introduzindo-lhes as cláusulas tecnicamente corretas, e para saber interpretar e aplicar estes tipos contratuais.
Metodologias de ensino e avaliação
Com respeito a todos os temas, haverá uma exposição inicial do professor, com debate no final. Mais tarde, apresentação de trabalhos resultantes de uma investigação dos estudantes e sua discussão (aulas de seminário). Dentro do espírito de Bolonha, será dada a maior liberdade aos estudantes na escolha dos temas a abordar, respeitando as suas preferências e individualidade. Avaliação: à participação na discussão das matérias é atribuída uma valoração de 30%; ao trabalho de investigação e sua apresentação, 70%.
Bibliografia principal
ANTUNES, J. A. E., Direito dos Contratos Comerciais, Coimbra, Almedina, 2017. BORTOLOTTI, F. , Manuale di Diritto Commerciale Internazionale, Vol. II, 2.ª Ed., CEDAM, Padova, 2002. BRITO, M. H., Direito do Comércio Internacional, Coimbra, Almedina, 2009, CORDEIRO, A. M. (com a colab. de CORDEIRO, A. Barreto M.), Tratado de Direito Civil, X, Direito das Obrigações, Garantias, Coimbra, Almedina, 2015. LEITÃO, L. T. M., Garantias das Obrigações, 6.ª Edição, Coimbra, Almedina, 2018. PINHEIRO, L. L., Direito Comercial Internacional, Coimbra, Almedina, 2005. SIGMAN, H. C. / KIENINGER, E.-M., Cross-Border Security over Tangibles, Sellier, München, 2007 SILVA; João Calvão da Silva, Banca, Bolsa e Seguros - Direito Europeu e Português, Tomo I, Coimbra, Almedina, 2005. VARELA, João de Matos Antunes, Das Obrigações em Geral, Vol. II, Reimpressão da 7.ª Edição, Coimbra, Almedina, 2007. VASCONCELOS, L. M. P., Direito das Garantias, 3.ª Ed., Coimbra, Almedina, 2019.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Nuno Castro Marques Quinta-feira, às 15 horas Sala dos Professores