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Universidade Lusófona do Porto

Mestrado em Ciências da Educação

Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto

canidatar-me a este curso

Apresentação do Curso

O programa de estudos do mestrado em Ciências da Educação, com a duração de dois anos (quatro semestres), é constituído por um tronco comum obrigatório e duas especializações.
Enquanto o tronco comum visa uma formação aprofundada, em matérias transversais das Ciências da Educação, as especializações (a partir do 2º semestre) encontram-se direcionadas para uma seleção personalizada, correspondendo aos interesses, motivações e percursos pessoais e profissionais do público-alvo. As exigências de uma maior autonomia e flexibilidade na gestão curricular, decorrentes da publicação do DL55/2018, de 6 de julho, implicam uma nova envolvência de docentes, supervisores, avaliadores, gestores e formadores, com renovação das práticas, implicando a necessidade de mais formação. Neste curso é disponibilizada essa atualização e formação.
Assim sendo, no mestrado em Ciências da Educação, os estudantes poderão fazer a sua opção, entre as seguintes áreas de especialização:

i) Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores/ Pedagogical Supervision and Training of Trainers;

ii) Administração Educacional / Educational Administration.
O segundo ano contempla o Seminário de Investigação e a Dissertação, com orientação específica, reforçando o acompanhamento tutorial e on-line, de forma a responder às necessidades pedagógicas dos estudantes e ao aprofundamento do processo de investigação. Para além disso, serão realizadas conferências (abertas a todos os interessados) sobre temas da atualidade, relacionados com as áreas de especialização do mestrado

Despacho do curso

Despacho n.º 10576/2013, de 13 de agosto

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado - Deliberação da A3ES

Data de publicação da decisão

27/03/2013

Registo

R/A-Cr 35/2013

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Mestre |4 Semestres |120 ECTS

Direção do Curso

Profª. Doutora Alcina Manuela de Oliveira Martins

Sub-direção de Curso

Prof. Doutor Jorge Ilídio Martins

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULP como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 120 ECTS

Objetivos

- Preparar e qualificar formadores, profissionais e investigadores para a liderança e o exercício de funções nas áreas da Administração Educacional e da Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores;
- Promover um espaço multicultural de reflexão e de investigação, centrado na ação e intervenção educativa, numa perspetiva integradora de diferentes temáticas, metodologias e intervenientes;
- Desenvolver conhecimentos sobre métodos e técnicas que potenciem a pesquisa e divulgação científicas, no campo da Educação;
- Reforçar a capacidade de intervenção de cada técnico de educação, professor e orientador em contextos de Administração Educacional e da Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores.

Destinatários

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de
acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente
competente da ULP como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Fundamentar e atualizar conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos;
- Aprofundar conhecimentos e capacidades de reflexão, no que concerne aos modelos de Administração Escolar e de Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores;
- Desenvolver nos estudantes competências processuais de análise crítica, de intervenção e de avaliação;
- Desenvolver capacidades e competências de aplicação de processos e modelos organizacionais, em contextos educativos/formativos de administração e supervisão pedagógica;
- Aprofundar competências de construção, dinamização e avaliação de projetos educacionais e investigativos, visando a melhoria da qualidade em Educação.

Equipamentos e Instalações

A Universidade Lusófona do Porto (ULP) dispõe de equipamentos didáticos e científicos e materiais indispensáveis à boa lecionação deste mestrado, incluindo: videoprojetores fixos e portáteis, PCs desktop, portáteis, câmaras de video; gravadores de som.
A ULP dispõe também de instalações físicas próprias que garantem um espaço especificamente destinado à parte letiva deste ciclo de estudos e espaços de apoio ao trabalho pessoal a realizar por cada um dos alunos.
Existem instalações adequadas à lecionação deste mestrado, nomeadamente:
- salas e auditórios para as aulas teóricas em contexto de sala;
- uma sala de Atos;
- duas salas de para apoio tutorial e de trabalho individual;
- biblioteca (com plataforma digital);
- uma sala de estudo em grupo e outra sala de estudo individual dentro da biblioteca;
- uma sala de investigação;
- uma sala equipada com computadores (Centro de Trabalho Tecnológico);
- três laboratórios de informática.

Estudos Futuros

Doutoramento em Ciências da Educação.

Saídas Profissionais

Face aos objetivos definidos para este curso de mestrado (organizado em duas áreas de especialização), as saídas profissionais estão direcionadas para funções de:
- Direção e gestão pedagógica e administrativa nas instituições educativas;
- Coordenação pedagógica, no âmbito da direção de turmas e da orientação escolar e vocacional;
- Orientação e supervisão da formação inicial e contínua de educadores e professores;
- Coordenação e consultoria de projetos e atividades curriculares e de apoio em áreas curriculares específicas de todos os níveis de ensino.

Investigação

O corpo docente do Mestrado desenvolve a sua atividade científica no CeiED (Centro de Estudos interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento) Grupo de Investigação: Grupo II - Aprendizagem, Formação e Inclusão Socioeducativa.
No domínio da prestação de serviços à comunidade, o CE tem contribuído de forma regular para a planificação e concretização de projetos em parceria com Municípios, Escolas e Centros de Investigação, em áreas fundamentais e atuais, focalizadas no desenvolvimento e enriquecimento contextual, em consonância com as áreas de especialização do CE.

Áreas Científicas

Ciências da educação

Plano de Estudos

Despacho n.º 10576/2013, de 13 de agosto
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Avaliação de Práticas e Contextos em Comunidade Educativa1º Semestre7
Inclusão, Mediação e Diferenciação em Contexto Educativo1º Semestre7
Metodologias de Investigação em Educação1º Semestre8
Construção de um Projeto de Investigação2º Semestre6
1.º Ano/ Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de FormadoresSemestre ECTS
Conceitos, Modelos e Contextos em Supervisão1º Semestre8
Supervisão, Formação e Desenvolvimento Profissional2º Semestre8
Supervisão, Liderança e Gestão de Projetos2º Semestre8
Supervisão Pedagógica e Avaliação Docente2º Semestre8
1.º Ano/ Especialização em Administração EducacionalSemestre ECTS
Administração de Organizações Educativas1º Semestre8
Autarquias e Educação2º Semestre8
Liderança e Dinâmicas Organizacionais2º Semestre8
Qualidade em Administração Educacional2º Semestre8
1.º Ano/ Especialização em Educação e Formação de AdultosSemestre ECTS
Análise das Teorias e Práticas de Formação1º Semestre8
Formação e Desenvolvimento Profissional2º Semestre8
Formação Experiencial: Origens, Definições e Práticas2º Semestre8
O Método (auto)biográfico na Formação2º Semestre8
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
DissertaçãoAnual50
Seminário de Investigação1º Semestre10

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Alcina Manuela De Oliveira MartinsAgregaçãoTempo Integral
Ana Maria De Sousa Loureiro Do Vale PereiraDoutoramentoTempo Integral
Carla Dimitre Dias AlvesDoutoramentoTempo Parcial
João José Gramaxo De Sampaio MaiaDoutoramentoTempo Integral
Jorge Ilídio Faria MartinsDoutoramentoTempo Integral
Maria De Nazaré Castro Trigo CoimbraDoutoramentoTempo Parcial
Maria Elisabete Guedes Pinto Da CostaDoutoramentoTempo Integral
Maria Irene De Melo Lourenço Fonseca FigueiredoDoutoramentoTempo Integral
Susana Emília Vaz De Oliveira E SáDoutoramentoTempo Integral

Valores

2019/20
Alunos externos 0 €
Titulares de curso superior 131 €
Titulares de curso superior (Grupo Lusófona) 0 €
2020/21
Consultar em pdf
2019/20
Seguro Escolar40 €
Matrícula e Inscrição200 €
2020/21
Consultar em pdf
2020/21
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 259,2 €
Valor por ECTS 8,64 €

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona do Porto para o presente ano letivo