Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Atelier de Produção Multimédia e Web

Apresentação

Os temas desenvolvidos estão agrupados em módulos fundamentais que, de forma integrada, procuram promover a sensibilidade dos estudantes para o desenvolvimento web no âmbito das narrativas interactivas e lúdicas; fornecer conhecimento introdutório sobre ferramentas para o desenvolvimento web em HTML, CSS e JavaSript; e instruir os estudantes num conjunto de conceitos técnicos com vista ao desenvolvimento de web sites.

Curso

Videojogos e Aplicações Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP2533-16943

Disciplinas complementares recomendadas

Design de Interação

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Esta unidade curricular foca-se em fornecer uma Introdução a uma aprendizagem teórica, técnica, e tecnológica da World Wide Web. São estudadas tecnologias relativas à estrutura (HTML), formatação (CSS), e dinâmica (JavaScript) das páginas Web, a inclusão de outros media, e questões relacionadas com acessibilidade e usabilidade na conceção e design de produtos Web. 

Conteúdos de ensino à distância: Tutoriais e apoio em video-conferência e/ou em comunicação assíncrona.

Objetivos

  1. Adquirir competências no âmbito da conceção e desenvolvimento de aplicações Web através de HTML, CSS e JavaScript;
  2. Desenvolver um conhecimento introdutório sobre das ferramentas de conceção e desenvolvimento Web;
  3. Aplicar o conhecimento e competências adquiridas num contexto de desenvolvimento de projetos multimédia com base em Web.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas têm carácter teórico-prático, sendo a exposição dos conteúdos programáticos feita oralmente pelo docente com recurso ocasional à projeção de elementos audiovisuais complementares e debate com os estudantes. São realizados diversos exercícios práticos para consolidação dos conhecimentos.

A avaliação é contínua e consiste na resolução de exercícios propostos ao longo do semestre resultando numa avaliação de média final ponderada com um peso total de 18 Valores. Os restantes 2 valores destinam-se à avaliação da participação e trabalho em aula por parte dos estudantes. Os estudantes deverão frequentar obrigatoriamente a pelo menos 70% das aulas.

O Exame de Recurso, destinado aos estudantes com nota negativa (inferior a 10 valores) ou para estudantes que pretendam fazer melhoria de nota, consiste na realização de uma proposta de trabalho prática de complexidade semelhante ao trabalho desenvolvido durante a avaliação contínua, com um peso total de 20 valores.

Bibliografia principal

Abreu, Luís (2015). HTML5. FCA. ISBN: 978-972-722-821-8
Crute, Adam (2015). Coding HTML CSS JavaScript Made Easy. Flame Tree Publishing. ISBN: 978-1-78664-061-1
Duckett, Jon; HTML & CSS: Design and Build Websites, John Wiley & Sons, 2011. ISBN: 978-1-118-00818-8
Keith, Jeremy, and Rachel Andrew; HTML5 for Web Designers, A Book Apart, 2016. ISBN: 978-1-9375572-5-6

Horário de Atendimento

-