Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Animação Digital 3D

Curso

Videojogos e Aplicações Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULP2533-16945

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

O espaço e os modelos 3D virtuais apresentam-se como elementos integrantes dos videojogos e aplicações interativas ou vetores de comunicação multimédia. Quer pela capacidade em representar de forma foto-realista mundos e personagens imaginados, quer pela transmutabilidade ou pela capacidade em assumir formas e características do universo do fantástico e do impossível, os recursos 3D representam uma ferramenta importante na produção de conteúdos no âmbito dos videojogos e da cinematografia ou até no campo da publicidade, oferecendo possibilidades infinitas de exploração visual. O objetivo desta cadeira será explorar estas capacidades pela composição de modelos no âmbito da cadeira de projeto de videojogos e da sua aplicabilidade nesse mesmo contexto.

Objetivos

Compreender os principais processos de modelação e animação de personagens e a sua utilização na criação dos elementos 3D para a integração em projetos de entretenimento digital, bem como todos os aspetos visuais associados ao ambiente e projeção visual 3D e seus formatos. Explorar as ferramentas de animação dos elementos, sistemas de partículas e físicas programadas que permitem criar elementos 3D dinâmicos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Dominar os processos de criação e modelação 3D no contexto de produção de elementos de jogo animados para projetos de entretenimento digital. Formatar corretamente os elementos modelados e trabalhar todos os aspetos visuais complementares como sejam texturas, iluminação e ciclos de animação. Integrar corretamente os elementos 3D criados nos motores de jogo e/ou outras ferramentas de produção digital.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas têm carácter teórico-prático, sendo a exposição dos conteúdos programáticos feita oralmente pelo docente com recurso ocasional à projeção de elementos audiovisuais complementares e debate com os estudantes. São realizados diversos exercícios práticos para consolidação dos conhecimentos e produção de personagen(s) 3D animada(s).

Avaliação:

- Contínua sem Prova Final - Consiste na resolução de exercícios propostos ao longo do semestre resultando numa avaliação de média final ponderada com valor total de 20 Valores.
O estudante deverá frequentar obrigatoriamente pelo menos 75% das aulas.

Bibliografia principal

McKinley, Michael, ¿The Game Animator¿s Guide to Maya¿, Wiley Publishing, Inc., 2006
Avgerakis, George, ¿Digital Animation Bible ¿ creating professional animation with 3ds Max, Lightwave and Maya¿, McGraw-Hill Companies, McGraw-Hill Companies, Inc., 2004
Osipa, Jason, ¿Stop Staring ¿ facial modelling and animation done right¿ ¿ 2nd edition, Wiley Publishing, Inc. 2007
David Luebke Martin Reddy Jonathan Cohen Amitabh Varshney Benjamin Watson Robert Huebner, ¿Level of Detail for 3D Graphics¿, Morgan Kaufmann Publishers, 2003