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Universidade Lusófona do Porto

Sociedade Contemporânea e Mudanças Societárias

Apresentação

A sociedade contemporânea é fruto de mudanças que tendo ocorrido ao longo de séculos foram aceleradas nas últimas décadas pelo processo de globalização. Mais recentemente foram as questões sanitárias, impensáveis face ao desenvolvimento económico nas sociedades ocidentais, que provocaram mudanças na saúde dos cidadãos, nas dimensões económica e social, nas relações e nos modos de vida em geral. Verdadeiras mutações, elas rebatem sobre a política e os governos, afectando as populações na sua vida quotidiana, com rebate especial nas profissões da saúde, da educação e da intervenção social. Instituições tradicionais como a família, o trabalho, o urbanismo e ambiente, e o lugar da mulher devem por isso ser analisadas segundo uma visão macro que permita entender os fenómenos na perspetiva global, e uma visão micro que sustente e enquadre a dimensão local institucional e individual. As duas perspectivas são indispensáveis ao agir do Serviço Social.

Curso

Serviço Social (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP733-22049

Disciplinas complementares recomendadas

O caracter abrangente da UC recebe e fornece impute às UC História e Fundamentos do SS, Direitos e Cidadania, Economia Social, TMSS (I, II, III), SS Pobreza e Vulnerabilidade Social, Teorias Sociológicas, NEPSS e Estágio, como principais referencias para entender a sociedade contemporânea e as transformações verificadas e em curso.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 Globalização e pensamento social

Modernidade e pos-.modernidade

Globalização: Espaço e tempo; Público/privado; Igualdade/Desigualdade e diferença

A trilogia da condição humana - Labor, trabalho e ação

2 Estado e democracia, sociedade e cultura - as dimensões teóricas e ideológicas

Do Estado liberal ao Estado Social

Cultura e lazer - O lugar da cultura na vida individual e social

3 - Transformações politicas, económicas e societárias em tempos de globalização,

Incerteza Confiança e Risco

Demografia, Pobreza e Políticas Públicas

Capitalismo e novas expressões da Questão Social

Poder e violência na sociedade contemporânea

As instituições estruturantes da vida social

- Família

- Trabalho

- Educação/escola

- A dimensão social

- A religião e os grupos de pertença

Minorias étnicas

Violência conjugal e questões de género

A categoria de risco como condição da existência humana e avaliação do sistema social

4 - Mudanças e implicações no SS

Trabalho em Rede e Parceria 

Empowermente e advocacia

Objetivos

A UC visa.

-  Entender a sociedade atual na correspondência e interacção com as mudanças nos contextos e modos de vida;

- Alargar horizontes do conhecimento numa escala não do saber imediato mas do saber que integra e fornece explicações em matrizes de outras áreas como a Ciência Política, a Filosofia, a Sociologia, sem perder de vista a totalidade que se pretende com o Plano de estudos;

- Refletir sobre as determinantes históricas e sociais do pensamento e das ideias contemporâneas nas suas dimensões económicas sociais e políticas é por isso o contexto em que o programa se desdobra.

Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades intelectuais e operativas que permitam entender a complexidade da sociedade contemporânea e o processo de relação e interdependência entre a dimensão macro dos fenómenos e o sentido da realidade local e  institucional coletiva e individual onde o assistente social opera.

Metodologias de ensino e avaliação

Privilegia-se a utilização de metodologias de ensino participativas de discussão e reflexão de textos, de análise de documentos e realização de tarefas específicas que contribuam para a consolidação do conhecimento. A aprendizagem ativa conta, igualmente, com uma metodologia de análise de situações concretas através de momentos de observação e trabalhos individuais ou de grupo e da sua apresentação em contexto de sala de aula com o objetivo de potenciar as aprendizagens desejáveis na base dos conceitos fundamentais.

Inovação pedagógica

- Passagem de filme/documentário ¿ sobre as mudanças das estruturas que alicerçam a vida quotidiana dos cidadãos

- Organização e apresentação de um poster ¿ imagens, palavras - sobre conceitos fundamentais inerentes aos diferentes pontos do programa

Avaliação cf RA

- Contínua

Teste escrito 50%

Trabalho de grupo e sua apresentação - 30%

Trabalho individual/grupo - poster ¿ com apresentação - 20%.

Valor mínimo em qualquer dos itens 8 valores.

Bibliografia principal

Beck, U. (1999). O que é a globalizacão? Equívocos do globalismo, respostas à globalização. São Paulo: Paz e Terra

Ferreira, M. E. (2013) "Incerteza, Confiança e Risco: uma abordagem à questão o do envelhecimento em Portugal", Ano XXV, 2/2013, Infad psicologia, Badajoz, p. 71-79. 

Giddens, A. (1995) As consequências da modernidade, Oeiras, Celta.

(1998) Politica, Sociologia e Teoria Social, Oeiras, Celta.

Serviço Social & Sociedade, nº 50, Antunes, R. (1996) Dimensões da crise e as metamorfoses no mundo do trabalho, p. 78-86; Faleiros, V. P. (1996) Serviço Social: Questões presentes para o futuro, p. 9-39; Netto, J. P. (1996) Transformações Societárias e Serviço Social ¿ notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil, p. 87-132, São Paulo, Cortez.

Netto, J. P.; Falcão, M. C. (1989) Cotidiano conhecimento e crítica, São Paulo. Cortez.

Santos, B. S. (org.) (2002) Globalização, Fatalidade ou utopia?, Porto, Afrontamento.

 (2022) A cruel pedagogia do vírus, Coimbra, Almedina (Net).

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Maria Emília Ferreira     3ª feira - 17h30 - 18h30