Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Psicologia Social

Apresentação

A unidade curricular de Psicologia Social explora o estudo científico do pensamento e do comportamento social. Tem como objectivo central contribuir para o conhecimento aprofundado do objecto e dos principais temas da psicologia social. Os principais tópicos incluem uma introdução e visão global do campo, o papel da mente na vida e comportamento social e a natureza das interações sociais.

Pretende-se ainda que os estudantes sejam capazes de debater e analisar criticamente os conteúdos programáticos abordados, e transpor algumas das problemáticas para situações do quotidiano. 

Curso

Serviço Social (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP733-99

Disciplinas complementares recomendadas

Psicologia dos Grupos, História da Psicologia

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução à psicologia social

  1. História da Psicologia Social: Uma breve introdução
  2. Psicologia Social contemporânea: tendências e direções

Influência social e persuasão

  1. Normas sociais: Os contributos de Sherif
  2. Conformidade: Os contributos de Asch
  3. Obediência à autoridade: Os contributos de Milgram
  4. Influência minoritária: Os contributos de Moscovici

Atitudes

  1.  Formação de atitudes e consistência
  2.  Dissonância cognitiva e mudança de atitudes

Cognição e pensamento social

  1.  O self e a formação de impressões
  2.  Percepção social e atribuições causais
  3.  Representações sociais
  4.  Estereótipos, preconceitos e discriminação.

Relações Interpessoais

  1. Atração, relações íntimas, paixão, sexualidade e amor. 
  2. Necessidade de pertença, isolamento social e solidão.
  3. Agressão e comportamento antissocial
  4. Conflito e cooperação

Objetivos

OA1: Conhecer e compreender o objeto da psicologia social, principais influe¿ncias, marcos histo¿ricos e tende¿ncias atuais de investigac¿a¿o.

OA2: Identificar e distinguir os diferentes processos de influe¿ncia social e explicar o seu papel nas escolhas individuais e nos processos de grupo.

OA3: Compreender e explicar o papel da cognic¿a¿o social na vida quotidiana e no comportamento social.

OA4: Compreender dina¿micas interpessoais ba¿sicas, conhecendo as principais teorias explicativas, relacionando-as entre si no sentido de adotar um posicionamento critico em relac¿a¿o aos seus principais pressupostos.

OA5: Analisar e debater criticamente o comportamento e o pensamento social, transpondo os conhecimentos teo¿ricos e cienti¿ficos a problema¿ticas socais contempora¿neas.

Metodologias de ensino e avaliação

Esta UC organiza-se em aulas teo¿ricas e aulas pra¿ticas. Sera¿o utilizadas como metodologias de ensino (ME) momentos expositivos (ME1) recorrendo a diapositivos e a textos de apoio, momentos interativos (ME2) com recurso a questionamentos e discussa¿o em grande grupo, visionamento de vi¿deos (ME3) das experie¿ncias sociais cla¿ssicas, trabalho em pequeno grupo (ME4), apresentac¿a¿o de trabalhos orais pelos estudantes (ME5) e feedback pelo docente (ME6). Estas metodologias de ensino propostas integram um conjunto de pra¿ticas de inovac¿a¿o pedago¿gica baseadas na evide¿ncia, e ajustadas aos objectivos e conteu¿dos da unidade curricular.

O regime de avaliac¿a¿o adotado e¿ conti¿nuo e integra duas componentes: (a) a realizac¿a¿o de duas provas escritas (25% + 25%); (b) a participac¿a¿o nas aulas pra¿ticas e um relato¿rio com a ana¿lise e reflexa¿o acerca de um problema social contempora¿neo utilizando o conhecimento cienti¿fico da psicologia social (50%).

Bibliografia principal

  • Aronson, E., Wilson, T. D., & Akert, R. M. (2015). Social psychology (9th ed.). Pearson/Allyn and Bacon.
  • Baumeister, R. F., & Bushman, B. J. (2013). Social psychology and human nature (3rd Ed.). Thomson Wadsworth.
  • Neto, F. (2000). Psicologia social (Vol. I e II). Universidade Aberta.
  • Vala, J., & Monteiro, M. B. (2013). Psicologia social (9a Ed. revista e atualizada). Fundação Calouste Gulbenkian.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Maria José  Ferreira

Terça-feira das 14.30 às 15.30