Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Políticas Sociais e Serviço Social

Apresentação

Esta unidade curricular é bastante importante na formação em Serviço Social, pois os seus profissionais, quer concebendo, quer executando as politicas sociais, são indispensáveis na sociedade atual, onde se assiste quase diariamente a mudanças que põem em causa os direitos dos/as cidadãos/ãs. 

Esta assenta em trabalhar conhecimentos, competências e aptidões fundamentais para a prática profissiona sustentada em trabalho de pesquisa, análise, reflexão das politicas sociais e as sua relação com o Serviço Social.

Curso

Serviço Social (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP733-14067

Disciplinas complementares recomendadas

Politica Social

Economia Social

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

  1. Breve apontamento sobre Política Social, Proteção Social e Estado de Bem-Estar;

  2. Política Social e Serviço Social - o papel do Estado e da Sociedade civil organizada na tomada de decisão e na implementação de medidas de política social;

  3. Programas e Medidas de Política Social em Portugal na educação, saúde, habitação, emprego e justiça: Que intervenção do Serviço Social?

  4. Segurança Social Portuguesa e instrumentos de intervenção social pública: Legislação, reformas, Rede de Serviços e Equipamentos, acordos e partenariado com as organizações da sociedade civil;

  5. Problemas Sociais e Direitos Sociais: Soluções de política social e o Serviço Social no contexto local;

  6. A sociedade civil ¿ promotora de programas e projetos de proteção social;

  7. Contributos específicos, intencionalidades e modus operandi, o nível nacional e local;

  8. Desafios do Serviço Social no quadro da Política Social: As novas políticas em tempos de crise e reforma do Estado; 

Objetivos

Os objetivos desta UC são (Re) Situar o processo de construção do Estado de Bem-estar;Conhecer os principais programas e medidas de Política Social (PS) nacional, articuladas com a intervenção e participação do Serviço Social (SS);Conhecer a arquitetura da segurança social nacional, enquanto instrumento da PS;Conhecer programas projetos e iniciativas da sociedade civil com incidência nacional e local;Problematizar e compreender o papel do SS como agente de planeamento, gestão e execução de Programas e medidas de PS  nacional e local;Analisar as relações entre o Estado e as organizações da Sociedade Civil, ao nível da tomada de decisão no domínio da PS; Analisar e refletir sobre a crise e reforma do Estado Social e os desafios do SS na promoção de PS promotoras de direitos e de desenvolvimento humano sustentável. Pretende-se que os/as alunos/as adquiram competências de análise, reflexão dos contextos de intervenção, ao nível das PS existentes e ao nível da intervenção do SS.

 

Metodologias de ensino e avaliação

 Os métodos pedagógicos utilizados serão o expositivo e o interrogativo, apelando-se ainda à participação e reflexão dos/das iscentes, relativamente à análise de pontos específicos do programa, de textos e na discussão de casos práticos, visando estimular o interesse e o espírito de pesquisa. A metodologia de avaliação é realizada em conformidade com o estabelecido no regulamento de avaliação de conhecimentos e competências da Universidade Lusófona do Porto, segundo a modalidade de avaliação contínua, sendo que a obtenção de aproveitamento à unidade curricular far-se-á com base na concretização de uma prova escrita (40%) e de um trabalho de grupo (40% - 30% trabalho escrito e 10% apresentação oral) com tema a definir pela docente relativo a problema social e às soluções de política social a nível local a que o assistente social pode recorrer para colaborar na sua minimização. Será ainda relevada a assiduidade e a participação construtiva dos/das discentes durante as sessões (20%).

Bibliografia principal

  • Apelles, J. B. C. ( 2008). Segurança Social. Manual Prático. Almedina: Coimbra.

    Carmo, H. (2007). Desenvolvimento Comunitário. 2ª ed. Lisboa: Universidade Aberta.

    Guadalupe, S.(2010). Intervenção em rede- serviço social, sistémica e redes de suporte social. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

    Payne, M. (2002). Teoria do Trabalho Social Moderno. Coimbra: Quarteto.

    Ramalho, V., (2009). Políticas sociais em tempos de globalização: da activação e dos desafios da inserção para o serviço social, in Caeiro, J. (Coord.), Economia e política social: contributos para a intervenção social no século XXI. Colecção Manuais. ULL-ISSS: Lisboa.

  • Robertis, C. (2011).Metodologia da Intervenção em trabalho Social. Porto: Porto Editora

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Carla Isabel Mota de Carvalho

Terça-feira das 16h30 às 17h30