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Universidade Lusófona do Porto

Núcleo de Estudos e Práticas em Serviço Social 4

Apresentação

Esta UC pretende desenvolver competências sociais e profissionais no âmbito:

a) do desenvolvimento de uma abordagem integrada e articulação de recursos na intervenção social local na resposta a problemas sociais na sua complexidade;

b) da elaboração e aplicação de instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para a formulação e operacionalização de metodologias de intervenção de suporte à prática profissional;

c) de solidificar os conhecimentos teóricos adquiridos, na sua relação com a prática profissional do assistente social

d) de trabalho em Parceria e em Rede, de forma atingir sinergia de recursos.

Curso

Serviço Social (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 2

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP733-22051

Disciplinas complementares recomendadas

Núcleo de Estudos e Práticas em Serviço Social I, II, III.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. Competências e Respostas Sociais no Território: área metropolitana do Porto

1. Diagnóstico Social;

2. Análise das respostas sociais locais;

3. Parcerias e redes sociais no contexto da intervenção

 

 

II Conceber e experimentar técnicas e instrumentos próprios da profissão

4. Caracterização Sócio Familiar

5. Atendimento/Acompanhamento Social

6. Entrevistas

7. Visitas domiciliárias

8. Genograma, ecomapa

9. Aconselhamento

10.Relatórios sociais e Informações Sociais

11.Acordo de Inserção; Contrato de Inserção; Acordo de Promoção e Proteção

 

Conteúdos de ensino à distância:

ponto 3; ponto 5; ponto 7 e ponto 11.

Objetivos

1 -  Conhecer a organização administrativa e social do poder local na sua inserção de cidadania;

2 - Conhecer o diagnóstico social do seu município e outros instrumentos de planeamento social

3 - Desenvolver a capacidade de observação e análise dos problemas utilizando a observação e outras fontes (notícias escritas e outros ¿ telejornais, programas de informação

3 - Conceber e experimentar técnicas e instrumentos próprios da profissão

Metodologias de ensino e avaliação

O  sistema de avaliação contínua compreende: 
-  Exercício escrito com apresentação oral: 70%

- Participação: 10%

- Apresentação em aula de instrumento de apoio à intervenção: 20%

 

Práticas de Inovação Pedagógica:

Esta UC disciplina funcionará com sessões teórico-práticas. De uma forma geral, dar-se-á prioridade ao debate e a todos os métodos que possibilitem uma maior participação dos alunos nas aulas. Iremos recorrer ao brainstorming, role-playing, entre outros. Os métodos pedagógicos utilizados serão o expositivo e o interrogativo, apelando-se ainda à participação e reflexão dos/das discentes, relativamente à análise de pontos específicos do programa, de textos e na discussão de casos práticos, visando estimular o interesse e o espírito de pesquisa.

Bibliografia principal

 

Cabral, M. (2009). Civic and Political Participation: A New Cultural Shift? Evidence from 12 countries. , Presentation at the 21st IPSA World Congress Santiago de Chile, 12-16 July, 2009 ISBN

Ferrão, J. 2011. "O Ordenamento do Território como Política Pública". , Menezes, CRISTÓVÃO, Artur; GONÇALVES, Hermínia; OLIVEIRA Cataria (Eds.) (2010). Estratégias coletivas e territorializadas de luta contra a pobreza e exclusão social. , REAPN - Núcleo Distrital de Vila Real ISBN


Rodríguez, María Dolores; Ferreira, Jorge (2017) "The contribution of the intervention in social networks and community social work at the local level to social and human development". Journal: European Journal of Social Work (CESW).


Robertis, Cristina, 2007, Méthodologie de l'intervention en travail Social: l'aide à la personne, Paris, Bayard.

Rogers, M. et al (2016) Developing skils for Social Work Practice, Sage Publ.
 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Sónia Ribeiro

2.ª feira, das 18h00 às 19h00