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Universidade Lusófona do Porto

Núcleo de Estudos e Práticas em Serviço Social 2

Apresentação

Esta UC tem uma natureza pedagógica de tipo laboratorial, assentes no autoconhecimento, na observação da realidade social, no conhecimento de tipo operativo implicando já algum nível de inovação e reflexão. Propõe-se no geral facilitar gradualmente a passagem do nível teórico ao desenvolvimento da competências técnico-operativas operacionalizando tarefas e construindo atitudes preparando e/ou complementando a vivência experiencial de terreno. 

Curso

Serviço Social (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 2

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP733-21827

Disciplinas complementares recomendadas

 

Núcleo de Estudos e Práticas em Serviço Social I

Teoria e Metodologia do Serviço Social I

Serviço Social, Comunicação e Linguagem

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 -  Levantamento de problemas sociais locais 

2 - Identificar respostas sociais (políticas sociais e outras formas de atendimento das situações)

3 - Desenvolver a capacidade de observação e análise dos problemas utilizando a observação e outras fontes (notícias escritas e outros - telejornais, programas de informação).

4 - Trabalhar competências instrumentais 

5 - Reforçar competências operativas e instrumentais relativas a UC correspondentes ao semestre ou semestre anteriores.

 

Objetivos

- Diluir a fronteira entre universidade/sala de aula e os fenómenos na sua expressão complexa de factualidade e vivência dos sujeitos;

- Consolidar estratégias pedagógicas que facilitem o processo de aprendizagem e de construção de competências;

- Proporcionar o desenvolvimento de competências dos estudantes com os campos e práticas significativos dos Assistentes Sociais, conhecendo e relacionando-se com a intervenção profissional destes profissionais.

- Levantamento de problemas sociais locais

- Identificar respostas sociais (políticas sociais e outras formas de atendimento das situações)

- Desenvolver a capacidade de observação e análise dos problemas utilizando a observação e outras fontes (notícias escritas e outros, telejornais, programas de informação

- Trabalhar competências instrumentais

- Reforçar competências operativas e instrumentais relativas a UC correspondentes ao semestre ou semestre anteriores.

Metodologias de ensino e avaliação

Práticas de Inovação Pedagógica:

Privilegiam-se metodologias participativas na perspectiva de (des)construção do real, colocando em prática metodologias de ensino/aprendizagem ativas, além da observação de realidades sociais, incentiva-se a participação a pesquisa bibliográfica e de terreno.

As actividades desenvolvem-se em sala dinamizadas pelo docente ou convidados, ou em espaços exteriores.

Em qualquer deles podem ser utilizadas técnicas de role playing, brainstorming visualização de filmes e reportagens.

As actividades incluem visitas a organizações de iniciativas e praticas sociais e culturais, bem como contato direto ou entrevistas a personalidades significativas.

 

Avaliação: 

(50%) Portfólio 

(30%) Trabalho de grupo

(10%) Participação em atividades desenvolvidas em contexto de aula ou outra atividade a definir com o docente no caso dos traballhadores-estudantes. 

(10%) Participação no Núcleo Lusófono de Estudos e Investigação em Serviço Social da ULP (NLEISS/ULP).

 

Bibliografia principal

Carmo, H. (2002), Problemas Sociais Contemporâneos, Lisboa, Universidade Aberta.

Carvalho, M., & Pinto, C. (2016), Serviço Social: Teorias e Práticas. Lisboa: Edições de Ciências Sociais, Forenses e da Educação.

Quivy, R. Campenhoudt,  L. V. (1992), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Eva Chaves

terça-feira 11h30/12h30

verificar com o docente