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Universidade Lusófona do Porto

Núcleo de Estudos e Práticas em Serviço Social 1

Apresentação

A unidade curricular aborda o processo de auto conhecimento do discente na compreensão do contexto pessoal, nas suas relações e interdependência - quem sou, de onde venho, que objetivos tenho, quais competências pessoais e dificuldadades tenho. Neste processo dá-se ênfase à formação profissional e científica, o conhecimento científico para intervenção, o papel da observação, observar o quê? Porquê, Para quê? Instrumentos e posturas face à observação. Construção de uma grelha de observações. Registo de dados e recolha de informação. Reflexões e possibilidades de análise. A interdependencia acadêmica, capacidade de estudo, formas acadêmicas, consulta e utilização de fontes (bibliográficas, internet), referenciadas pela American Psycological Association - APA.

 

Curso

Serviço Social (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 2

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP733-21826

Disciplinas complementares recomendadas

O conjunto das unidades curriculares do primeiro ano, como: História e Fundamentos do Serviço Social, Economia Social, Teorias Sociológicas relacionam-se modo a levar o discente a perceber a dimensão histórica e teorico prática da profissão de Serviço Social, bem como sua relação com as Ciências Sociais.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A unidade curricular possui os seguintes conteúdos programáticos:

- Auto conhecimento - compreensão do contexto pessoal, relações e interdependência - quem sou, de onde venho, que objetivos tenho, quais competências pessoais e dificuldadades tenho.

- A formação profissional e científica, o papel da observação, observar o quê? Porquê, Para quê?

- Os Instrumentos e posturas face à observação. Construção de uma grelha de observações. Registo de dados e recolha de informação.

- A interdependencia acadêmica, capacidade de estudo, formas acadêmicas, consulta e utilização de fontes (bibliográficas, internet), referenciadas pela APA.

Objetivos

Os objetivos da unidade curricular são: 

-diluir a fronteira entre universidade /sala de aula e os fenomenos na sua expressão complexa de factualidade e vivência dos sujeitos,

-consolidar estratégias pedagógicas facilitadoras do processo de aprendizagem e de construções de competências,

-estimular a observação como primeira exigência de conhecimento e interpretação da realidade social,

-proporcionar uma primeira socialização dos estudantes com os campos e práticas significativas dos assistenets sociais, conhecendo e relacionando-se com a intervenção destes profissionais.

Metodologias de ensino e avaliação

Privilegiam-se metodologias participativas na perspectiva de reflexão, elaboração, análise, a partir das vivências dos discentes a respeito das realidades estudadas. Assim, coloca-se em prática metodologias de ensino/aprendizagem ativas, além da observação de realidades sociais, incentiva-se a participação à investigação bibliográfica e de terreno. Neste processo serão utilizadas a técnica de "tempestades de ideias", visualização de filmes e documentários. E também estudo dirigido de artigos, textos, ensaios; além de visitas à organizações de prática sociais e culturais, ou entrevistas com profissionais. A avaliação constará da participação e realização das atividades propostas: produção de um relatório, em grupo, a partir da bibliografia proposta (40%). Relatório de visita, ou atividade de observação participante (40%), produção individual de um relatório das atividades desenvolvidas no semestre (20%). 

Bibliografia principal

 

Chauí, M. (2000). Convite à Filosofia, São Paulo: Àtica.             

Ceia, C. (1995). Normas para a apresentação de trabalhos científicos. Lisboa: Presença.

Demo, P. (2015). Metodologia do Conhecimento Científico. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=7hLqaJLQ5Q4&list=RD7hLqaJLQ5Q4&start_radio=1&t=58. acedido em 25/08/2020.

Freire P. (1981). Considerações sobre o ato de estudar. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

 

 

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Maria Fernanda teixeira Branco Costa                  

Quintas feiras das 13:30 às 14:30hs