Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Estatística para as Ciências Sociais

Apresentação

A unidade curricular tem por objectivo introduzir os alunos a noções fundamentais de estatística descritiva, probabilidades e variáveis aleatórias. Visando a promoção de uma aprendizagem sólida e sustentada, avaliou-se o enquadramento das outras unidades curriculares do curso em relação a esta, tendo-se escolhido os conteúdos programáticos apresentados por serem importantes para os alunos prosseguirem estudos e desenvolverem a sua actividade profissional e de investigação. Fomentar-se-á a ligação ao Núcleo Lusófona de Estudos e Investigação em Serviço Social da Universidade Lusófona do Porto (NEISS/ULP).

Curso

Serviço Social (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP733-10288

Disciplinas complementares recomendadas

Matemática A ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais (Ensino Secundário)

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Estatística descritiva:

Introdução. População e amostra. Parâmetros e estatísticas. Variáveis e sua classificação. Representação tabular e gráfica de dados univariados e bivariados. Medidas descritivas. Introdução ao SPSS.

 

- Probabilidades:

Introdução. Experiência aleatória, espaço de resultados e acontecimentos. Probabilidade: definição, interpretações e propriedades. Probabilidade condicionada. Acontecimentos independentes. Teorema de Bayes.

 

- Variáveis aleatórias:

Introdução. Variáveis aleatórias discretas. Função probabilidade e função de distribuição. Variáveis aleatórias contínuas. Função densidade e função de distribuição. Modelos de variáveis aleatórias discretas e contínuas.

Objetivos

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de organizar, sumariar, apresentar e realizar uma análise elementar de um conjunto de dados, tirando partido do SPSS para o efeito, calcular probabilidades e resolver problemas envolvendo variáveis aleatórias.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de exercícios. A avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona do Porto.

 

Práticas de inovação pedagógica:

 

As práticas pedagógicas serão mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação em sessões presenciais e online, com recurso a computadores e/ou dispositivos móveis. Os estudantes serão expostos a recursos educativos interativos, como quizzes. Promover-se-á a aprendizagem baseada na resolução de problemas, onde os discentes, orientados pelo docente, deverão identificar problemas e planear e realizar percursos de resolução. O objetivo é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, dotar os estudantes de competências necessárias aos desafios que se colocam presentemente à humanidade e aumentar a sua motivação relativamente à unidade curricular.

Bibliografia principal

- Afonso, A., e Nunes, C. (2011). Probabilidades e Estatística: Aplicações e Soluções em SPSS. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo.

 

- Guimarães, R. C., e Cabral, J. S. (2010). Estatística (2ª edição). Lisboa, Portugal: Verlag Dashöfer Portugal.

 

- Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., e Pimenta, C. (2015). Introdução à Estatística (3ª edição). Lisboa, Portugal: Escolar Editora.

 

- Pestana, M. H., e Gageiro, J. N. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais - A Complementaridade do SPSS (6ª edição). Lisboa, Portugal: Edições Sílabo.

Horário de Atendimento