Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Estatística para as Ciências Sociais

Curso

Serviço Social (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

133 | 48,5

Código

ULP733-10288

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Estatística descritiva:
Introdução. População e amostra. Parâmetros e estatísticas. Variáveis e sua classificação. Representação tabular e gráfica de dados univariados e bivariados. Medidas descritivas.

Probabilidades:
Introdução. Experiência aleatória, espaço de resultados e acontecimentos. Probabilidade: definição, interpretações e propriedades. Probabilidade condicionada. Acontecimentos independentes. Teorema de Bayes.

Variáveis aleatórias:
Introdução. Variáveis aleatórias discretas. Função probabilidade e função de distribuição. Variáveis aleatórias contínuas. Função densidade e função de distribuição. Modelos de variáveis aleatórias discretas e contínuas.

Objetivos

A unidade curricular tem por objectivo introduzir os alunos a noções fundamentais de estatística descritiva, probabilidades e variáveis aleatórias.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de organizar, sumariar, apresentar e realizar uma análise elementar de um conjunto de dados, calcular probabilidades e resolver problemas envolvendo variáveis aleatórias.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de exercícios.

Regras de avaliação:

A avaliação é do tipo contínua, nos termos do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e de Competências da Universidade Lusófona do Porto. Consiste na realização de dois testes. Ambos têm uma classificação mínima de 7.0 valores e um peso de 50% na classificação final.

Um aluno na modalidade de avaliação do tipo contínua vê a sua classificação final limitada superiormente a 9 valores se: não realizar o segundo teste; realizar o segundo teste e obtiver nele uma classificação inferior à mínima fixada; faltar a mais do que 25% das aulas previstas, ou seja, a mais do que 7 aulas.

Bibliografia principal

Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., e Pimenta, C. (2015). Introdução à Estatística (3ª edição). Lisboa, Portugal: Escolar Editora.

Guimarães, R. C., e Cabral, J. S. (2010). Estatística (2ª edição). Lisboa, Portugal: Verlag Dashöfer Portugal.