Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Elaboração e Gestão de Projetos Sociais e Culturais

Curso

Serviço Social (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

133 | 48,5

Código

ULP733-14064

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I.Contextos Atuais de Intervenção Social
Conceitos centrais no Paradigma Dominante de Intervenção Social
II. Diagnósticos Participados e Planeamento de Projeto
Identificação e Envolvimento dos Atores Chave
Identificação de Necessidades e Modelização de Problemas
Elementos Centrais no Planeamento de projeto
Identificação de objetivos e Estratégias de Intervenção
Planificação de Atividades
Resultados Líquidos e Impactos
Indicadores e Metodologias de Avaliação
Elaboração de Orçamento
Métodos de Planeamento
III. Operacionalização e Gestão do Projeto
Mobilização de Recursos: Humanos, Materiais e Financeiros
Funcionamento e Desempenho
Métodos e Instrumentos Base para a Gestão de Projeto
IV. Avaliação, Monitorização e Aperfeiçoamento de Projeto
O papel da Avaliação
O Ciclo de Avaliação de Projeto
Métodos e Técnicas de Monitorização e Avaliação de Projeto
Devolução de Resultados e Aplicação de Medidas Corretivas

Objetivos

Os objectivos desta unidade curricular são: Identificar e caracterizar os contextos actuais da intervenção social; Elaborar e planear projectos sociais e culturais; Operacionalizar e gerir projectos sociais e culturais; identificar e aplicar as técnicas de avaliação e monotorização dos projetos sociais.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final desta unidade curricular os estudantes deverão saber manipular técnicas e instrumentos de diagnóstico, organizar/planear, implementar e avaliar projetos que permitam implementar um sistema global de gestão nos processos de intervenção social e cultural.

Metodologias de ensino e avaliação

O regime de avaliação adoptado no âmbito desta Unidade Curricular é o de avaliação contínua. Este regime segue os critérios do regulamento de avaliação em vigor.
Os critérios relativos à avaliação contínua são os seguintes:

Avaliação Contínua
¿ Participação ao longo das aulas ¿ 10%
¿ Obrigatoriedade de presença em 75% das aulas - 10%
¿ Elaboração de um projecto social e cultural ¿40% (30% trabalho escrito e 10% apresentação em grande grupo)
¿ Avaliação sumativa ¿ 40%

O estudante poderá optar por outro regime de avaliação constante no regulamento de avaliação em vigor.

Bibliografia principal

Carrapeta, C, & Fonseca, F, (2005). Administração Publica: Modernização, Qualidade e Inovação, Lisboa: Edições Silabo,.
Francisco M. (Coord) (1999). Metodologias de Avaliação de Intervenções Sociais, Lisboa: Ministério do Trabalho e da Solidariedade.
Pérez Serrano, Glória (2008). Elaboração de Projectos Sociais ¿ Casos Práticos. Porto: Porto Editora
Ulrich Schiefer, L. & Batista, A. ; Reinaldo Döbel, J. & Teixeira, P. (2006). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Lisboa: Principia.
Kirkpatrick, D. & Kirkpatrick, J. (2005). Evaluating training programs - The four levels. San Francisco: Berrett-Koehler Publishers
Capucha, Luis (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos ¿ Guião prático. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.