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Universidade Lusófona do Porto

Socioeconomia Política

Apresentação

T.

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-14218

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

A construção da União Européia: as dificuldades atuais e a evolução histórica.

A integração Económica e Monetária: do Mercado Comum ao Mercado Único, a estratégia para o crescimento e emprego, emprego verde, política energética e sustentabilidade ambiental.

A Agenda Européia: da estratégia de Lisboa à Estratégia Europa 2020, desafios estratégicos.

Os problemas da competitividade e da coesão da Europa: a União Européia no contexto da economia mundial, a coesão económica e social, política social e regional.

O mercado de trabalho europeu: a política de emprego, proteção social e educação.

O contexto externo da gestão de recursos humanos: globalização e fatores internacionais, tendências demográficas e sociais, o contexto tecnológico, política governamental e regulamentação legal.

 

Objetivos

a) Compreender a abrangência da adaptabilidade a novos ambientes e contextos; a consciencialização social e orientação ética; a adaptação a meios sociais e culturais diversos (multiculturalismo); a gestão das diversidades socioculturais-econômicas e a abertura à inovação (I&D).

b) Compreender como a globalização e forças internacionais moldam e impactam as estratégias organizacionais e as práticas de gestão de recursos humanos.

c) Conhecer as tendências demográficas, sociais e tecnológicas e como elas moldam e impactam as práticas organizacionais e de gestão de recursos humanos.

d) Alcançar os domínios da política governamental e regulamentação legal e como eles moldam e impactam as estratégias organizacionais e as práticas de gestão de recursos humanos.

Metodologias de ensino e avaliação

No processo de ensino-aprendizagem serão utilizadas metodologias que contemplam: aulas expositivas, com apresentação pelo docente dos quadros teóricos de referência; aulas participativas, onde os alunos são encorajados a participar na discussão dos vários temas e são privilegiados com exemplos práticos aplicados ao mercado de trabalho, além da resolução de exercícios; aulas activas com realização de trabalhos individuais e de grupo.

Relatório - 50% (*40% = 25% discussão no seminário + 25% na entrega de um relatório escrito que lhes serviu de suporte).

Teste - 50%

Trabalho de grupo com avaliação individual.

Trabalhos apresentados e discutidos publicamente em aula. Cada grupo terá 15 min. para apresentação do trabalho, seguidos de discussão.

Relatórios entregues em papel. O documento não deve ultrapassar as 1500 palavras, incluindo referências.

Bibliografia principal

- Farnham, David (2015), Human Resource Management in Context. Insights, Strategy and Solution (4º ed), CIPD ¿ Chartered Institute of Personnel Development.

- Marques, Paulo. Entre a Estratégia de Lisboa e a Europa 2020. Para onde caminha o modelo social europeu. Lisboa: Principia, 2011.

- Polany, Karl, A grande transformação: as origens políticas e económicas do nosso tempo. Lisboa: Edições 70, 2012.

- Porto, Manuel Carlos Lopes, Teoria de Integração e Políticas Comunitárias: Face aos desafios da Globalização. 4ª Ed. Lisboa: Terramar, 2009.

- Soulier, Gérard, A Europa. História, civilização, instituições. Lisboa. Instituto Piaget. 2011.

 

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