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Universidade Lusófona do Porto

Projeto / Estágio

Apresentação

Esta UC pretende que os estudantes desenvolvam um projeto (na área da Gestão de Recursos Humanos) em contexto real de trabalho ou um relatório de estágio, de forma a aplicar a teoria aprendida ao longo do curso e sistematizar os conhecimentos adquiridos. É uma UC essencial para terminar este ciclo de estudos de forma consistente.

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-10785

Disciplinas complementares recomendadas

É recomendável que os estudantes não tenham UC em atraso e, sobretudo, tenham feito Métodos de Investigação em Ciências Sociais.

Estágio profissional

Sim

Conteúdos Programáticos

Conceitos fundamentais de metodologias da investigação e da realização de trabalhos científicos e académicos, nomeadamente sob o ponto de vista conceptual e metodológico.

 

 

Objetivos

Ao longo desta UC os alunos deverão integrar os conhecimentos adquiridos nas diversas unidades curriculares da Licenciatura. Assim, tendo por base aspetos metodológicos sobre a elaboração e apresentação de trabalhos académicos, o aluno deverá desenvolver um trabalho individual. Este estudo, acompanhado pelo Professor coordenador do projeto, terá que apresentar, obrigatoriamente, uma base teórica sólida e uma análise empírica consistente, e ser baseado numa pesquisa abrangente sobre os temas a tratar.

Metodologias de ensino e avaliação

A apresentação faseada dos relatórios será a abordagem escolhida, de forma a que os alunos possam partilhar uns com os outros e com a docente o estado da arte dos seus trabalhos, nomeadamente através da discussão dos mesmos em sala de aula.

O método de avaliação tradicionalmente estipulado é o contínuo, o que implica que cada aluno deverá ser avaliado em função de quatro elementos e ter uma assiduidade em, pelo menos, 75% das aulas (podem ser dadas até quatro faltas):

  • Desenho do Projeto (10%) 
  • Relatório I / Seminário I (25%)
  • Relatório II / Seminário II (25%) 
  • Trabalho Final / Seminário Final (40%) 

 

Práticas de inovação pedagógica:

As aulas são orientadas em regime tutorial e de discussão coletiva, onde os estudantes discutem uns com os outros e com a docente as metodologias de estudo que estão a aplicar. Esta lógica de discussão conjunta, permite a cada estudante olhar para o seu problema de estudo sob várias perspetivas.

 

Bibliografia principal

COUTINHO, C. P. Metodologia da Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina, 2011.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Carla Magalhães

Segunda-feira: 13h30-14h30

(Agendar com um mínimo de 24 horas de antecedência)