Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Introdução ao Estudo dos Recursos Humanos

Apresentação

UC na área da Gestão, que pretende abordar as questões dos Recursos Humanos.

É essencial para quem vai atuar na área da Gestão, seja em que setor for.

A abordagem é prática, o que é favorável ao contexto laboral.

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-11058

Disciplinas complementares recomendadas

Introdução à Gestão.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A Gestão dos Recursos Humanos - conceitos, contexto, envolventes, atividades, desafios e práticas de inovação

Análise das funções dos Recursos Humanos

Avaliação do desempenho

Seleção e Recrutamento

Gestão de carreiras

Sistemas de recompensas

 


 

Objetivos

1 - Retratar a origem histórica da função de RH e enquadrá-la no âmbito organizacional.

1.1 - Definir a GRH e destacar os seus principais objetivos/desafios.

1.2 - Descrever as várias atividades/funções/responsabilidades que podem estar relacionadas com a função de RH.

2 - Compreender e descrever as principais etapas de um plano de avaliação de funções no âmbito dos RH.

3 - Planear a justificar as principais fases da avaliação de desempenho.

4 - Distinguir entre seleção e recrutamento e identificar as principais etapas de ambos os processos.

5 - Compreender o conceito de carreira.

5.1 - Planear e descrever as principais etapas de um plano de gestão de carreiras.

6 - Distinguir entre os vários elementos de um sistema de recompensas.

6.1 - Planear um sistema de recompensas.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são compostas por uma parte teórica, complementada com a resolução de exercícios e de casos práticos. Os alunos são encorajados a participar na discussão dos vários temas e são privilegiados exemplos práticos aplicados ao mercado de trabalho.

O método de avaliação estipulado é o contínuo, o que implica que cada aluno deverá ser avaliado em função de quatro elementos: 

 

  • Frequência (40%)
  • Case study (20%: 40% oral + 60% escrita)  
  • Trabalho: para entrega e apresentação/defesa (25%: 40% oral + 60% escrita) 
  • Participação ao longo das aulas (15%)

Práticas de inovação pedagógica:

São consideradas práticas de inovação pedagógica, no âmbito desta UC, as discussões orientadas para casos reais, aplicadas à area académica dos estudantes. Essas discussões são contínuas e aplicam-se após a apresentação teórica de cada tema. Os estudantes são, ainda, estimulados, a realizarem um trabalho com base num contexto real.

 

Bibliografia principal

CÂMARA, P. B., GUERRA, P. B. & RODRIGUES, J. V. Novo Humanator: Recursos Humanos & Sucesso Empresarial. Lisboa: Dom Quixote, 2013.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Carla Magalhães

Quinta-feira: 13h30-14h30

Conforme disponibilidade