Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Inglês Empresarial II

Apresentação

Esta unidade curricular foi projetada para preparar os alunos que precisam comunicar melhor em inglês no trabalho, ensinando diversas competências de comunicação empresarial.

No final do semestre, os alunos devem poder comunicar com confiança e eficácia, oralmente ou por escrito, numa variedade de situações empresariais e quotidianas.

Os alunos são incentivados a aplicar qualquer conhecimento e experiência empresarial que possam ter, no seu local de trabalho, através do material do curso.

Um livro de curso será usado para facilitar o acompanhamento dos alunos com os tópicos abordados. Dicas e conselhos da Cranfield School of Management apresentam uma perspectiva empresarial autorizada e aplicam a teoria profissional a situações reais.

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-21766

Disciplinas complementares recomendadas

- Frequência e conclusão da unidade curricular de Inglês Empresarial I.

- É aconselhável que, no âmbito do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas,osestudantes tenham já obtido competências linguísticas de nível B1.

- Aconselha-se ainda um sistema de tutoria organizado pelo docente, para a promoção de umapolíticade acompanhamento e promoção do sucesso escolar de todos os estudantes

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Temas principais:

- Empregos, pessoas e organizações; a evolução na carreira; gerentes, executivos e diretores

- Produção; manufatura e serviços; o processo de desenvolvimento; inovação e invenção; materiais e fornecedores

- Marketing; mercados e concorrentes; produto, preço, distribuição, promoção; Internet e comércio eletrônico

- Dinheiro; vendas e custos; rentabilidade e falta dela; ativos, passivos e balanço

- Finanças e economia; centros financeiros; negociação; indicadores

- Erros e corrupção; ética

- Aptidões negociais; reuniões, apresentações e negociações

Objetivos

 A unidade curricular combina uma abordagem comunicativa com material empresarial autêntico e multimedia digital,para proporcionar aos estudantes profissionais habilidades de comunicação relevantes e imediatas.Sendo assim, o objetivo geral desta unidade curricular é:

- desenvolver as competências do aluno em compreensão intermédia/superior e competências decomunicação.

- ajudar o aluno a entender o vocabulário e a estrutura da língua inglesa, conforme é usada nos ciênciasempresariais.

- fornecer ao aluno informações básicas sobre economia e negócios para prepará-lo para estudosposteriores.

- fornecer ao aluno estratégias de aprendizagem que lhe permitam tornar-se um aprendenteindependente, confiante e bem-sucedido na área do inglês empresarial e dos negócios.

- melhorar as competências de escuta, leitura, escrita e pensamento crítico necessárias para o uso doinglês num contexto sociocultural mais amplo.

Metodologias de ensino e avaliação

O programa visa desenvolver as capacidades de fala, audição, escrita e leitura, através de umavariedade de atividades relacionadas com a área de estudos. Nas atividades de audição, os estudantesserão expostos a situações relacionadas com a sua área de estudos. As secções de leitura introduzemuma variedade de textos autênticos destinados a desenvolver a capacidade de compreensão. A práticada escrita consolida o trabalho feito através de tarefas bem estruturadas. As capacidades linguísticasprincipais serão desenvolvidas através de uma variedade de tarefas (debates, exercícios de audição,rever gramática e vocabulário ou desenvolver linguagem funcional).

Avaliação:

- Final Frequência: uma apresentação oral individual presencial ou remota (20%) / uma apresentaçãooral de grupo presencial ou remota (20%) / um teste escrito (60%);

- Avaliação final: exame escrito (100%).

 

 

 

 

Bibliografia principal

Manuais:

Mascull, Bill. (2006). Business Vocabulary in Use: Elementary. Cambridge University Press.

Jones, Leo and Alexander, Richard. (2011). New International Business English: Students Book.Cambridge, New York: Cambridge University Press.

Cotton, David, Falvey, David, Kent, Simon. (2000). Market Leader. Practice File. Intermediate Business English. Pearson Education Limited.

McCarthy, Michael & O¿Dell, Felicity. (1999). English Vocabulary In Use ¿ Intermediate: Cambridge University Press.

Gramática:

Murphy & Raymond. (1998). Grammar in Use ¿ Reference and Practice for Intermediate Students ofEnglish: Cambridge University Press.

Artigos de publicações especializadas.

Horário de Atendimento

Email do docente  

paulofurtadoulp1@gmail.com

Qualquer comunicação deverá ser identificada com: IE : (assunto)