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Universidade Lusófona do Porto

Gestão de Sistemas de Recompensa e de Carreiras

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-16609

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 ¿ Desenho de sistemas de recompensas

As recompensas como sistema de Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Estrutura dos sistemas de recompensas

As recompensas intrínsecas

Princípios gerais de um sistema da administração salarial

O posicionamento da empresa no mercado salarial

A construção de uma estrutura salarial

2 ¿ Sistemas de gestão e de desenvolvimento de carreiras

Gestão de carreiras em ambientes internacionais

 

 

Conteúdos ensino a distância

As recompensas extrínsecas

Especificidades dos sistemas de recompensas para executivos

Avaliação global do sistema de recompensas da empresa

Sistema de gestão e de desenvolvimento de carreiras: conceitos, teorias, aspetos gerais, tipologias de carreira, significado de progressão na carreira e escolhas de carreira

 

Objetivos

1- Compreender o conceito de recompensa como elemento estratégico da gestão de Recursos Humanos

1.1 - Analisar a estrutura de um sistema de recompensas

1.2 - Distinguir recompensas intrínsecas de recompensas extrínsecas

1.3 - Conhecer os princípios gerais de um sistema de administração salarial

1.4 - Compreender o posicionamento da empresa no mercado salarial

1.5 - Compreender a construção de uma estrutura salarial

1.6 - Analisar as especificidades dos sistemas de recompensas para executivos

1.7 - Avaliar o sistema de recompensas de uma empresa

2 - Conhecer, compreender e analisar os sistemas de gestão e de desenvolvimento de carreiras

Metodologias de ensino e avaliação

No processo de ensino-aprendizagem serão utilizadas metodologias que contemplam: aulas expositivas, com apresentação pelo docente dos quadros teóricos de referência; aulas participativas, onde os alunos são encorajados a participar na discussão dos vários temas e são privilegiados com exemplos práticos aplicados ao mercado de trabalho, além da resolução de exercícios; aulas activas com realização de trabalhos individuais e de grupo.

 

Frequência (teste) ¿ 30%

Artigo (parte 1) ¿ 35%

Artigo (parte 2) ¿ 35%

 

 

Frequência (sem consulta)

 

Versão 1:  35%

Apresentação da parte prática (caso empírico).

 

Versão 2:

 

Apresentação: 15%

Apresentação artigo na íntegra (teórico + empírico).

 

Parte escrita: 20%

Componentes: pré-textuais (título e resumo), textuais (introdução, desenvolvimento, resultados, discussões, considerações finais) e pós-textuais (referências).

Bibliografia principal

Câmara, P. B. (2006), Os Sistemas de Recompensas e a Gestão Estratégica de Recursos Humanos (2ª ed.), Lisboa: Publicações Dom Quixote.

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