Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Estratégia Empresarial

Apresentação

A Unidade Curricular tem um âmbito teórico e prático, e visa transmitir, com algum detalhe, tanto os conhecimentos sobre os fundamentos, conceitos, pensamento e reflexão estratégica, como os princípios relacionados com a análise, formulação e organização e implementação de uma estratégia numa empresa, assim como a apresentação de casos que facilitem a aprendizagem e a operacionalização dos conceitos e modelos analíticos, à luz da complexidade e das incertezas subjacentes à economia e à dinâmica empresarial atuais.

Curso

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP619-2580

Disciplinas complementares recomendadas

  • Introdução à Gestão
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Sistemas de Informação na Empresa
  • Inovação e Internacionalização
  • Marketing
  • Estatística

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Parte I: Análise Estratégica

  • Cap. 1 - O que é a Estratégia
  • Cap. 2 - Gestão e Planeamento Estratégico nas Organizações
  • Cap. 3 - Análise do Ambiente Externo
  • Cap. 4 - Análise do Ambiente Interno

Parte II: Formulação da Estratégia

  • Cap. 5 - Estratégias de Negócio e Funcionais
  • Cap. 6 - Estratégias Corporativas
  • Cap. 7 - Estratégia Internacional

Parte III: Implementação e Controlo da Estratégia

  • Cap. 8 - Implementação da Estratégia
  • Cap. 9 - Estruturas Organizacionais
  • Cap. 10 - Cultura Organizacional
  • Cap. 11 - Avaliação e Controlo da Estratégia
  • Cap. 11 -  Sistemas de Gestão da Estratégia: Balanced Scorecard
  • Cap. 12 - Estratégia Oceano Azul

Objetivos

  • Compreender a base concetual e analitica da estratégia empresarial relacionada com a análise estratégica, formulação, organização, implementação e controlo da estratégia
  • Discutir os fundamentos e conceitos da estratégia num contexto amplo (mercado, tecnologia e regulação).
  • Conhecer os principais modelos e instrumentos subjacentes à formulação, organização e implementação da estratégia
  • Interpretar as dinâmicas empresariais com alcance estratégico nas organizações
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na explicação das decisões e ações com caráter estratégico
  • Facilitar a aprendizagem da estratégia através daanálise de casos.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino e a avaliação adotada valoriza uma adequada combinação entre várias componentes, nomeadamente:

  • Exposição teórica de trabalhos de grupo sobre casos reais (ponderação de 10%)
  • Resolução de exercícios e análise de casos (ponderação de 10%)
  • Realização de dois testes (ponderação de 40% cada).

Combinado com a exposição teoricas dos conteúdos, os alunos são solicitados a desenvolverem metodologias de auto-aprendizagem, com recurso à seleção e análise de
casos para facilitar a consolidação da aprendizagem.

Bibliografia principal

  • Serra, F., Ferreira, M., Torres, M., & Torres, A. (2012). Gestão Estratégica: Conceitos e Prática, 3ª Ed. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas, Lda. ISBN: 978-972-757-606-7.
  • Teixeira, Sebastião (2014). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora. ISBN: 978-972-592-300-9.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Jorge Gomes

3ª feiras 16h-17h

Professores