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Universidade Lusófona do Porto

Estudos sobre o Brasil e os Países Africanos

Apresentação

A UC apresenta-se como preenchendo o conhecimento dos alunos em áreas cuja motivação ou interesse nem sempre constitui uma prioridade.

Curso

Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP290-14772

Disciplinas complementares recomendadas

Teorias e Práticas Diplomáticas

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.Conceitos e Definições;

2. O impacto da colonização no desenvolvimento sócio-economico.

3. A guerra colonial e as guerras de libertação nacional.

4. Desenvolvimento das relações internacionais no espaço lusófono após a descolonização;

5. As relações entre Portugal e Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, S.Tomé e Príncipe;

6. Os atores políticos: estados e organizações;

7. O papel da CPLP;

8 .A importância da diplomacia económica e da língua portuguesa

 

Objetivos

Sendo a construção do Brasil um caso particular da colonização portuguesa, procura-se nesta unidade curricular esclarecer a forma como se articularam as três comunidades de americanos, africanos e europeus que estão na origem do povo brasileiro.
Familiarizar o aluno com as grandes civilizações africanas e sua transformação, antes e depois da colonização.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas presenciais com exposição teórica e debate participado com os alunos sobre o conteúdo do programa e utilização de trabalho prático apoiado na bibliografia disponível.

As exposições serão apoiadas pela bibliografia indicada, visando estimular o interesse e a pesquisa por parte dos alunos.

A avaliação incidirá sobre o controle analítico dos conteúdos programáticos será continua ou com exame de recurso de acordo com o Regulamento de Avaliação da ULP.

A avaliação continua prevê dois testes e um trabalho escrito individual que terá de ser defendido oralmente. O trabalho escrito tem por finalidade promover competências ao nível da investigação, elaboração e apresentação de estudos. A que se acresce a participação em aula ao longo do semestre.

Cada momento de avaliação recebe a classificação de 0 a 20 valores.

O peso de cada momento de avaliação será o seguinte:

Testes 70%

Trabalho 20%

Participação em aula 10%.

Da média obtida resulta a classificação final.

 

Bibliografia principal

Couto, J. (1979). A construção do Brasil: ameríndios, portugueses e africanos, do início do povoamento a finais de quinhentos (2ª ed.). Lisboa. Cosmos.
Freyre, G. (1958). Casa grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime de economia patriarcal. Lisboa:
Livros do Brasil.
Dias, R. J. (1992). Nas vésperas do mundo moderno: Brasil. Lisboa: Comissão Nacional para as comemorações dos descobrimentos portugueses.
Vieira, N. (1991). Brasil e Portugal, a imagem recíproca. Lisboa: ICALP.
Simões, N. (1960). Atualidade e permanência do luso-brasileirismo. Lisboa.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 António Manuel Lopes Tavares

Sextas-feiras às 09:30

Gabinete da FDCP