Apresentação do Curso
Os cursos superiores universitários de Relações Internacionais surgiram, em Portugal, na segunda metade da década de 1980, após a adesão de Portugal às Comunidades Europeias, em 1986.
No seguimento da entrada de Portugal naquelas Organizações Supranacionais, o desenvolvimento das relações internacionais do país sofreu um considerável incremento, gerando a necessidade de formar profissionais nessas matérias inovadoras na Universidade Portuguesa. Essas necessidades não só se mantêm hoje, como foram ampliadas com o decorrer dos anos e a criação da União Europeia.
Também a fundação da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa), em 1996, uma década depois da nossa adesão à CEE, deu-nos a verdadeira dimensão da importância de Portugal no Mundo, da sua Língua, da sua Cultura, da sua História e, principalmente, da sua mais-valia geoestratégica, enquanto ponto de referência e de comunicação para países de quatro diferentes Continentes, ligados a Portugal por laços indeléveis.
Ciente da importância científica dos estudos superiores universitários nestas matérias, a Universidade Lusófona do Porto criou um 1º Ciclo em Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais (EEELRI), com o qual pretende abranger as temáticas das Relações Internacionais, com uma forte especialização nas da União Europeia e da Lusofonia, aqui se incluindo as relações políticas, económicas e comerciais com o Brasil e todos os PALOPS (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).
O Curso está estruturado em três anos curriculares, encontra-se acreditado pela A3ES, e prepara os seus estudantes e futuros graduados para trabalharem em todas as áreas das Relações Internacionais, Diplomacia, Administração Pública e outras compatíveis com essa formação. Ao longo dos anos já formou um considerável número de profissionais, que se integram em profissões para as quais a sua formação os habilita.
Razões para frequentar este curso
- Corpo docente altamente qualificado, composto por professores doutorados nas várias áreas de especialidade.
- Mais de 30 anos de formação de licenciados colocados no mercado de trabalho
- Saídas profissionais variadas
- Conferências e viagens de estudo temáticas ao longo do Curso
- Protocolos com elevado número de instituições estrangeiras
- Número elevado de estudantes ERASMUS (income/outcome)
Despacho do curso
Despacho nº 19066/2009, de 17 de agosto, alterado pelo Despacho n.º 7424/2020, de 24 de julho
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data de publicação da decisão
29/05/2020
Registo
R/A-Ef 113/2012
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado |6 Semestres |180 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
04 Economia
06 Filosofia
11 História
18 Português
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluido um total de 180 ECTS
Objetivos
O Curso de 1º Ciclo em Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais capacita os estudantes para uma formação desenvolvida em Relações Internacionais, com aprofundamento nos domínios da União Europeia e da Lusofonia, neste último aspeto com particular incidência na CPLP e nos PALOPS. O Curso tem como objetivo formar futuros especialistas capazes de darem resposta aos desafios imensos que se colocam no âmbito da Comunidade Internacional, nas suas multifacetadas organizações internacionais, com especial enfoque nas novas relações de supranacionalidade aportadas no Espaço da União Europeia e na conectividade que o Espaço Lusófono estabelece com essa complexa realidade, por via de Portugal.
Destinatários
Estudantes que concluíram o 12º ano de escolaridade e estão interessados em continuar os seus estudos na universidade e na área de em Ciência Política, Relações Internacionais;
Profissionais que reúnem as condições para ingresso no ensino superior e que pretendem adquirir conhecimentos e competências na área;
Estudantes que escolheram fazer cursos de nível 4 ou 5 e pretendem continuar os seus estudos nesta licenciatura.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Os licenciados em Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais serão profundos conhecedores e especialistas em Política Internacional, Diplomacia, Relações Económicas Internacionais, Organizações Internacionais Convencionais e Supranacionais, União Europeia, CPLP, História da Europa e do Espaço Lusófono, Mundialização, Sinologia, Direito Internacional, como as mais relevantes.
Equipamentos e Instalações
A Universidade disponibiliza uma infraestrutura de rede WiFi (eduroam) cobrindo todas as suas instalações, software licenciado e serviços digitais tais como o Moodle, Portal Académico, Lusófona Mobile, VPN e App Ensino Lusófona.
No âmbito das salas de aula, dos laboratórios e dos auditórios são disponibilizados equipamentos multimédia e recursos ao nível das TIC, incluindo videoprojectores, computadores, equipamentos de áudio e vídeo e sistema de streaming necessário para fazer face às necessidades das diversas áreas de ensino, e facilitadoras de boas práticas pedagógicas.
A Universidade dispõe ainda de apoio de tutoria, supervisão e aconselhamento psicológico, promovendo a respetiva publicitação junto aos estudantes.
As instalações estão preparadas para acolher estudantes portadores de algum tipo de mobilidade reduzida, tais como rampas de acesso e elevador.
Estudos Futuros
O ciclo de estudos assegura uma preparação adequada, ao aluno interessado em continuar a sua formação académica através de estudos pós-graduados em Ciência Política, Relações Internacionais, Estudos Europeus, União Europeia, entre outros.
Na ULP, os graduados em Estudos Europeus Estudos Lusófonos e Relações Internacionais poderão prosseguir os seus estudos na Pós-Graduação em Diplomacia e Relações Internacionais.
Saídas Profissionais
Diplomacia, Cooperação Internacional, Organizações Internacionais, Gabinetes de Estudos das áreas da licenciatura, ensino, fundos da União Europeia, Programas Internacionais.
Áreas Científicas
Ciência política e cidadania | História e arqueologia | Economia