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Universidade Lusófona do Porto

Sistemas Embebidos

Curso

Engenharia Informática (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

139 | 45

Código

ULP452-7346

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Definição e Caracterização dos Sistemas Embebidos
2. Introdução ao SO Android
3. Componentes de uma Aplicação Android
4. Componentes de uma Interface gráfica
5. Gestão de dados
6. Tópicos Avançados Android

Objetivos

Fornecer um conjunto de conhecimentos gerais sobre a arquitetura e os requisitos de desenvolvimento de software para sistemas embebidos. Pretende-se trabalhar no aluno a capacidade de conceber projetos de software para sistemas embebidos, com particular ênfase na programação em Android para dispositivos móveis.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Dotar os alunos de métodos, técnicas e ferramentas para projetarem e desenvolverem aplicações para sistemas embebidos.

Metodologias de ensino e avaliação

Métodos Expositivo, Interrogativo, Demonstrativo, e Trabalhos de Grupo.

Avaliação contínua (frequência)
40% Componente Teórica:
- assiduidade, participação ativa nas aulas (5%)
- realização de um teste de avaliação (35%)
60% Componente Prática:
- trabalhos práticos (20%)
- projeto (40%)

Todas as componentes de avaliação têm a classificação mínima de 8 valores

Exames:
40% Componente Teórica:
- realização de um exame (40%)
60% Componente Prática:
- trabalho prático (60%) (nota obtida durante a avaliação contínua)

Todas as componentes de avaliação têm a classificação mínima de 8 valores

Bibliografia principal

- R. Queirós, Android: Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações, FCA, 2013
Wayne Wolf (2008), Computers as Components - Principles of Embedded Computing System Design. Morgan Kaufmann Publ., (2nd ed.)
- David E. Simon, (1999) An Embedded Software Primer. Addison-Wesley
- R. J. Wieringa, (2003) Design Methods for Reactive Systems: Yourdon, Statemate, and the UML
- A. Silva, C. Videira (2005), UML: Metodologias e Ferramentas CASE. Centro Atlântico, (2ª ed.)