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Universidade Lusófona do Porto

Sistemas de Informação Multimédia

Curso

Engenharia Informática (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

122 | 30

Código

ULP452-7281

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Desenho de interação (6 horas)
a. Conceitos fundamentais
b. A relação do desenho de interação com outras disciplinas
2. Projeto de desenvolvimento de media digitais interativos (39 horas)
a. Contextualização
b. Identificação dos utilizadores e criação de personas
c. Descrição de cenários e de histórias de utilização
d. Construção e validação de protótipos de baixa fidelidade
e. Construção e validação de protótipos de alta fidelidade

Objetivos

O objectivo geral é o de proporcionar uma sólida introdução ao desenho de interação. O objectivo específico é:
- Introduzir as competências essenciais à prática da autoria de media digitais interativos nomeadamente no contexto da produção para media emergentes e novas plataformas de comunicação.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final, os alunos devem:
- Perceber o que é o desenho de interação;
- Saber situar o desenho de interação nos processos de análise, concepção e desenvolvimento da engenharia de software;
- Ser capazes de conceber um sistema interativo: descrever personas, cenários e histórias do utilizador; conceber a arquitetura da informação; e compor maquetas e protótipos no contexto do desenvolvimento de media digitais interativos;
- Ter capacidade para testar e aferir a usabilidade de maquetas e protótipos de determinados tipos de media digitais interativos.

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino utilizadas são:
- A resolução de problemas
- A exposição e debate
- O raciocínio crítico
Os instrumentos de avaliação usados são:
- A realização de um projeto de desenvolvimento de media digitais interativos (projeto)
- A elaboração de um ensaio teórico (ensaio)
- A redação da síntese de um livro (síntese)
Na modalidade de avaliação contínua, a nota final de cada aluno é calculada desta forma:
- Projeto (50%) + Ensaio (20%) + Síntese (30%)
Para ter aproveitamento nesta modalidade:
- O aluno não pode faltar a mais de 25% do total das aulas previstas;
- O aluno não pode faltar às aulas em que se realizam atividades avaliadas; e
- O aluno não pode obter uma classificação inferior a 8 valor em nenhuma das componentes da nota final desta modalidade.
A modalidade avaliação final implica a realização de um exame presencial de duração limitada e com peso de 100%, em época definida para o efeito pelos serviços da universidade.

Bibliografia principal

Alan Cooper, Robert Reimann, and Dave Cronin. 2007. About Face 3: The Essentials of Interaction Design. John Wiley & Sons, Inc., New York, NY, USA.
Donald A. Norman. 2002. The Design of Everyday Things. Basic Books, Inc., New York, NY, USA.