Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Processamento de Sinal

Curso

Engenharia Informática (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

169 | 45

Código

ULP452-6885

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução aos sinais e sistemas. Descrição e caracterização de sinais e sistemas contínuos e discretos. Sinais de referência. Descrição matemática e gráfica de sinais. Operações sobre sinais. Sistemas lineares e invariantes no tempo. Sistemas estáveis, causais e recursivos. Resposta impulsional de sistemas. Convolução linear discreta e contínua. Análise no domínio das frequências. Função de transferência. Transformada de Fourier e transformada inversa de Fourier de sinais discretos e contínuos. Operações sobre sinais no domínio das frequências. Transformada direta e inversa de Laplace e Z.

Objetivos

Dotar os alunos de capacidade analítica sobre sinais e sistemas (contínuos e discretos) através de abordagens clássicas e computacionais.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os alunos deverão ser capazes de: identificar e representar sinais contínuos e discretos tanto matematicamente como graficamente; realizar operações sobre sinais; estabelecer a resposta impulsional de diferentes sistemas e determinar a função de transferência; representar sinais no domínio dos tempos e das frequências com o recurso a transformadas de sinal; utilizar o MATLAB para o estudo de sinais e sistemas.

Metodologias de ensino e avaliação

A disciplina será lecionada através de aulas teóricas e práticas onde serão apresentados os diferentes conteúdos, recorrendo a exemplos e a exercícios que permitam consolidar os conceitos associados ao processamento de sinal. A avaliação é contínua e composta por 4 elementos: 2 teóricos e 2 práticos, com um peso de 25% cada. A nota mínima em cada um dos elementos é de 5 valores.

Bibliografia principal

Alan Oppenheim. Signals and Systems. Prentice Hall.
Kuc, Roman (1982), Introduction to Digital Signal Processing. McGraw Hill
Denbigh, P., (1998), System Analysis & Signal Processing, Addison-Wesley
A. Davis Timothy (2011), MATLAB Primer 8e, Chapman & Hall/CRC Press
M. Corinthios (2009), Signals, systems, transforms and digital signal processing with MATLAB, CRC Press, Inc. Boca Raton, FL