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Universidade Lusófona do Porto

Linguagens de Programação I

Curso

Engenharia Informática (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

162 | 60

Código

ULP452-498

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

INTRODUÇÃO
PARADIGMA DA PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJECTOS
OS ELEMENTOS DA LINGUAGEM
Classes e objectos
Propriedades/Métodos
Criação e execução duma aplicação simples
O construtor e polimorfismo
Herança
Estruturas de dados e arrays e estruturas de Controlo
INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA
Comparação de palavras-chave entre as linguagens C e Java
Comunicação básica com o utilizador (Input e Output)
Subprogramas
Tratamento de excepções
Manipulação de ficheiros de texto
Estruturas de dados avançadas (Arraylists)
Representação gráfica das classes de Objectos
Criação de classes em Java
Instanciação de classes
O AMBIENTE GRÁFICO JAVA
Windows Forms e Controls
Utilização de Controls
Menus e Barras de Ferramentas
Acesso a Bases de Dados
Criação de uma aplicação avançada em Java.

Objetivos

Fornecer
aos alunos um conjunto de conhecimentos gerais sobre os diversos paradigmas
de programação: procedimental, orientada a objectos, funcional, lógica e concorrente
Aprofundar
os conhecimentos sobre programação procedimental (em continuação à
disciplina de Fundamentos de Programação) e, a partir do meio do semestre, iniciar o
estudo à Programação Orientada a Objectos
Conhecer
as estruturas e procedimentos mais importantes da linguagem de programação
Java e aplicá-los adequadamente tendo como referencia os exemplos dados na aula

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
Identificar
as principais diferenças entre a programação imperativa e a programação
orientada a objectos;
Identificar
os objectos e definir as classes necessárias para a sua representação e
utilização no desenvolvimento de aplicações;
Conhecer
as principais características da programação orientada a objectos;
Praticar
a criação de classes (e consequente validação das suas características e
potencialidades) na linguagem de programação JAVA.

Metodologias de ensino e avaliação

O ensino da disciplina tem por base aulas teórico-práticas e aulas práticas. As aulas
teórico-práticas são constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas, que servem
para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos
da matéria. As aulas práticas baseiam-se na análise, desenho e implementação dos
conceitos teóricos, com recurso aos computadores e software de desenvolvimento
instalado.
Avaliação continua com prova final:
- 50% avaliação teórica
- Participação das aulas 10%+40% avaliação prática (trabalhos práticos a realizar ao
longo do semestre)
(Nota mínima: 7 valores, a cada componente)
Exames:
- 50% avaliação teórica (1 exame e teste prático)
- 50% avaliação prática (avaliação e defesa do trabalho prático)
(Nota mínima: 7 valores, a cada componente)
NOTA: não são aceites trabalhos práticos entre épocas.

Bibliografia principal

Bibliografia Principal
António José Mendes, & Maria José Marcelino. (2003). Fundamentos de programação
em JAVA (2nd ed,)

Grady Booch. (1993). Object-Oriented Analysis and Design with Applications (2nd ed.).
Addison-Wesley Professional
John Lewis, Peter DePasquaIe, Joseph Chase. (2011). Java Foundations: Introduction to
Program Design and Data Structures, (2nd ed.)