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Universidade Lusófona do Porto

Interação Homem Máquina

Curso

Engenharia Informática (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

139 | 45

Código

ULP452-7344

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Avaliação informal de sítios web com o propósito de motivar os alunos para o estudo das questões da acessibilidade e da usabilidade de media digitais interativos (6 horas)
a. Introdução informal de procedimentos, métricas e instrumentos para a aferição da usabilidade de sítios web
b. Aferição da usabilidade de sítios web
c. Interpretação dos resultados obtidos e elaboração informal de recomendações
2. Acessibilidade (6 horas)
a. Acessibilidade na Europa
b. Acessibilidade no Mundo
c. Dos conceitos fundamentais a media digitais interativos acessíveis
3. Usabilidade (6 horas)
a. Conceitos fundamentais
b. Das normas às consequências
4. A acessibilidade e a usabilidade nos processos de concepção de media digitais interativos (3 horas)
a. Processos de concepção centrados nos utilizador
b. Outros processos de concepção
5. Avaliação formal de sítios web (24 horas)

Objetivos

O objectivo geral é o de realçar a importância de características como a acessibilidade e a usabilidade na área da concepção de media digitais interativos. Os objectivos específicos são:
- Perceber o que é a acessibilidade e como é que ela pode ser abordada e melhorada;
- Perceber o que é a usabilidade e como é que ela pode ser abordada e melhorada; a
- Promover a acessibilidade e a usabilidade como características a ter em conta nos processos de concepção de media digitais interativos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final, os alunos devem:
- Conhecer as principais normas e recomendações de acessibilidade e usabilidade;
- Reconhecer os principais indicadores de acessibilidade e usabilidade;
- Saber aferir a acessibilidade e a usabilidade de media digitais interativos; e
- Estar motivados para introduzir as questões relacionadas com a acessibilidade e a usabilidade, tão cedo quanto possível, nos processos de concepção de media digitais interativos.

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino utilizadas são:
- A resolução de problemas
- A exposição e debate
- O raciocínio crítico
Os instrumentos de avaliação usados são:
- A participação nas aulas (participação)
- A realização do avaliação informal de sítios web (projeto 1)
- A realização da avaliação formal de sítios web (projeto 2)
- A elaboração de uma apreciação crítica de um artigo (crítica)
Na modalidade de avaliação contínua, a nota final de cada aluno é calculada desta forma:
- Participação (15%) + Projeto 1 (20%) + Projeto 2 (40%) + Crítica (25%); mas
- Para ter aproveitamento nesta modalidade:
o O aluno não pode faltar a mais de 25% do total das aulas previstas;
o O aluno não pode faltar às aulas em que se realizam atividades avaliadas; e
o O aluno não pode obter uma classificação inferior a 8 valor em nenhuma das componentes da nota final desta modalidade.
A modalidade avaliação final implica a realização de um exame presencial de duração limitada e com peso de 100%, em época definida

Bibliografia principal

Schneiderman, Ben (2009) Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction, Addisson Wesley
Tullis (2008) Measuring the User Experience: Collecting, Analysing, and Presenting Usability Metrics, Morgan Kaufman
Nielsen, Jakob (2006) Prioritizing Web Usability, New Riders.