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Universidade Lusófona do Porto

Instrumentos de Gestão

Curso

Engenharia Informática (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

147 | 45

Código

ULP452-7340

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Aspetos gerais da empresa: um preambulo à introdução à gestão
2. As organizações e o meio ambiente: Contributos para uma análise sistémica.
3. Teorias organizacionais: uma breve panorâmica.
4. A estrutura e estratégia das e nas organizações: perspetivas, dinâmicas e prospetivas.
5. O Darwinismo organizacional: breves apontamentos contextuais e contingenciais.
6. Introdução ao poder e política nas organizações: a perspetiva da gestão.
7. A gestão de pessoas e a orientação para os resultados: uma visão integrada.
8. A organização aprendente e a gestão de competências: uma perspetiva transversal e estratégica.

Objetivos

Esta Unidade Curricular tem por objectivo geral abordar os grandes paradigmas do pensamento sobre a Gestão, largo espectro, e em termos organizacionais, inseridos nos seus contextos históricos e organizacionais, de forma evolutiva. Ao mesmo tempo pretende transmitir conhecimentos de carácter interdisciplinar que possibilitem aos estudantes obter instrumentos para uma melhor compreensão de uma certa filosofia de gestão, estratégica e transdisciplinar.
Constituem objetivos específicos da unidade curricular:
1. Desenvolver nos estudantes a capacidade para compreender os conceitos de gestão, seu significado e importância.
2. Desenvolver a noção de organizações, nomeadamente as empresariais, sua necessidade e importância.
3. Desenvolver os conhecimentos sobre as diversas funções empresariais.
4. Aplicar os conceitos a casos específicos da atividade organizacional

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Esta U.C. pretende transmitir conhecimentos que permitam a compreensão das grandes correntes que influenciaram e influenciam a gestão e o contexto organizacional interno e externo, as táticas e as estratégias. Visa igualmente dotar os discentes de instrumentos conceptuais que lhes possibilitem ter um pensamento analítico e reflexivo adequado às maiores problemáticas da gestão, ainda que de forma panorâmica, mas de modo integrado. E ainda, capacitar os estudantes para a construção de um discurso teórico coerente, estruturado e rigoroso sobre a contemporaneidade e as suas implicações organizacionais.
Em síntese, pretende-se que se ativem as seguintes competências básicas:
1. Compreensão das organizações.
2. Compreensão da sua organização.
3. Compreensão das diversas funções.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas presenciais teórico-práticas baseiam-se na exposição dos conteúdos do programa. As exposições teóricas serão enfatizadas, com o recurso a exemplos, visando estimular o interesse e a pesquisa por parte dos alunos.
Em relação às metodologias de avaliação contínua avaliar-se-á a participação activa em sala de aula (20%).
Realizar-se-ão 2 testes escritos de consulta (40+40%).

Bibliografia principal

Sousa, A. (1990). "Introdução à Gestão: uma abordagem sistémica". Lisboa: Editora Verbo.
Lisboa, J.et ali. (2004). Introdução à Gestão de Organizações. Porto: Grupo Editorial Vida Económica.
Teixeira, S. (2013), Gestão das Organizações. Lisboa: Escolar Editora
Lussier, R. (2016). Management Fundamentals. Concepts, Applications, and Skill Development. Sage.
Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R. & Cabral-Cardoso, C. (2006). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (5ª edição, revista e actualizada). Lisboa: RH Editora.
Câmara, P., Guerra, P. e Rodrigues, J. (2007). Novo Humanator. Lisboa: Dom Quixote.