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Universidade Lusófona do Porto

Fundamentos de Programação

Curso

Engenharia Informática (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

147 | 45

Código

ULP452-7337

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Breve introdução à programação.
A programação no contexto de projectos de desenvolvimento de software.
Conceitos básicos de algoritmo, programa, abstracção, sintaxe e semântica, compilador e interpretador.
Paradigmas de programação: imperativa, funcional, lógica e orientada a objectos
Introdução à sintaxe da linguagem C e utilizador de um editor de programação
Sintaxe de uma linguagem (palavras reservadas, símbolos, identificadores, valores).
Estrutura de um programa.
Tipos de dados.
Ordem de avaliação dos operadores, operadores unitários, conversão entre tipos de dados básicos.
Comunicação básica com o utilizador.
Estruturas de controlo (selecção simples, alternativa e múltipla, while, do...while, for).
Manipulação de Arrays e Matrizes.
Subprogramas.
Passagem de parâmetros por valor e variável.
Apontadores de memória.
Alocação dinâmica de memória.
Manipulação de ficheiros de texto e binários.
Tipos de dados estruturados estáticos e dinâmicos (structs).
Gestão de Erros.

Objetivos

O objetivo desta disciplina é fornecer, aos futuros Engenheiros Informáticos, as bases para que possam iniciar (de um modo disciplinado) as actividades de programação. Nesta disciplina é reforçada a importância da criação de algoritmos para a resolução de problemas e consequente "passagem" para programas desenvolvidos na linguagem de programação C.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
- Estruturar um raciocínio que lhe permita delinear uma solução, construir um algoritmo e implementar um programa em C que cumpra os objetivos pretendidos, para problemas de pequena/média complexidade;
- Aplicar conhecimentos fundamentais de programação imperativa, na linguagem C, designadamente estruturar um programa em funções, compreender a passagem de parâmetros por valor, processar arrays e estruturas de dados mais complexas.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas teóricas são expositivas integrando sempre exemplos de aplicação das matérias que são apresentadas de modo a facilitar a compreensão dos tópicos lecionados.
As aulas de prática laboratorial permitem ao Estudante exercitar as matérias lecionadas em novas situações.
Avaliação contínua:
- 3 momentos de avaliação, escritos com componente de programação
Nota mínima: 7 valores (em cada momento de avaliação)

Bibliografia principal

Guerreiro, Sérgio Luis. (2008). Fundamentos de programação, utilização das linguagens de programação imperativa: C e Java. Sebenta Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologias.
Damas, L. (2007). Linguagem C. 10a. Edição, LTC.