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Universidade Lusófona do Porto

Computação Gráfica

Curso

Engenharia Informática (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

164 | 60

Código

ULP452-2267

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução
Origem da computação gráfica
Um pouco de Historia
Conceitos sobre as Cores e os seus modelos
Conceitos sobre Iluminação e respectivos modelos
Hardware gráfico/Pipeline e APIs (openGl, WebGL)
Transformações Geométricas 2D e 3D
Projecções
Visualização 3D
Janelas e ¿view ports¿
Conceitos sobre Texturas
Software usado na computação gráfica
Curvas e Superfícies Paramétricas
Curvas e Superfícies Implícitas
Sólidos
Malhas
Tópicos avançados de computação gráfica

Objetivos

Conhecer o significado da computação gráfica bem como as suas principais áreas de aplicação.
Conhecer os conceitos geométricos envolvidos na computação gráfica bem como a matemática que estes implicam.
Desenvolver a consciência espacial e a estruturação do raciocínio para a produção de ambientes tridimensionais, sua animação e interacção com os modelos que o compõem.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
- Identificar as principais áreas de aplicação da computação gráfica;
- Identificar os sistemas de coordenadas e o respectivo espaço que definem;
- Identificar os modelos tridimensionais para a representação de superfícies, texturas e iluminação;
- Entender as noções fundamentais no campo da computação gráfica e compreensão do pipeline gráfico desde a modelação de um ambiente virtual até à visualização da imagem apresentada no ecrã.

Metodologias de ensino e avaliação

O ensino da disciplina tem por base aulas teórico-práticas e aulas práticas. As aulas teórico-práticas são constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos da matéria.
As aulas práticas baseiam-se na análise de exemplos práticos, baseados nos conhecimentos adquiridos e implementados pelos alunos em frente ao computador.
Avaliação Mista:
- Avaliação teórico-prática 50%
- Participação das aulas (10%)
- Exame na 1º Época (40%)
- Avaliação prática 50%
- (Nota mínima: 8 valores, a cada componente)

Avaliação em Exames:
- Exame teórico 50%
- Avaliação e defesa de um trabalho prático (realizado até ao dia do exame teórico)
- (Nota mínima: 8 valores, a cada componente)

Bibliografia principal

- J.Foley, A. van Dam, S. Feiner, J. Hughes. Computer Graphics: Principles and Practice (2nd edition inC). Addison-Wesley Publ. Company, 1996.
- D. Salomon. Computer Graphics and Geometric Modeling. Springer-Verlag,1999.
- J.Gomes e L. Velho. Image Processing for Computer Graphics. Springer-Verlag, 1997.
- R. Wright Jr. e M. Sweet. OpenGL SuperBible. Waite Group Press, 2000.
- D. Schreiner, M. Woo, J. Neider e T. Davis. OpenGL Programming Guide. Addison-Wesley Publ. Company, 2003.
- D. Schreiner. OpenGL Reference Manual. Addison-Wesley Professional, 2004.
- G. Farin. Curves and Surfaces for Computer Aided Geometric Design. Academic Press, 1996.
- A. Gomes, I. Voiculescu, J. Jorge, B. Wyvill and C. Galbraith. Implicit Curves and Surfaces: Mathematics, Data Structures and Algorithms. Springer-Verlag, 2009.