Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Técnicas Laboratoriais em Ambiente

Apresentação

A UC de Técnicas Laboratoriais em Ambiente tem como principal objetivo fornecer e aprofundar os conhecimentos práticos e laboratoriais essenciais a realização das tarefas um futuro Engenheiro do Ambiente bem como fornecer bases técnicas para UCs subsequentes na licenciatura em Engenharia do Ambiente.

Curso

Engenharia do Ambiente [ULP]

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP287-13837

Disciplinas complementares recomendadas

n.a.

 

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 Amostragem. Colheita de amostras - sólidos, líquidos, gases e material particulado. Frequência de amostragem. Preparação / Preservação. Erros e incertezas.

2 Técnicas Laboratoriais de Química. Segurança, manipulação de líquidos e sólidos. Preparação e padronização de soluções. Análise volumétrica e espectrofotométrica. Trabalhos práticos.

3 Técnicas Laboratoriais de caracterização Física. Critérios de pureza. Medição de densidades. Determinação de ponto de fusão / ebulição. Trabalhos práticos.

4 Técnicas laboratoriais de caracterização e separação de produtos sólidos. Determinação do teor de sólidos. Técnicas de separação / recuperação de produtos sólidos utilizando diferentes processos físicos. Trabalhos práticos.

5 Técnicas Laboratoriais em microbiologia. Técnica asséptica; Preparação e utilização de meios de cultura; Técnicas de isolamento de microrganismos; Cinética de crescimento microbiano. Observação de microrganismos que podem existir em efluentes. Trabalhos práticos.

Objetivos

Familiarizar o estudante com procedimentos de segurança laboratorial, bem como diversas técnicas associadas à medição de variáveis físicas e químicas fundamentais. Dominar técnicas laboratoriais base em microbiologia.

No fim da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

- compreender e aplicar diversos conhecimentos elementares relacionados com a medição de variáveis químicas e físicas fundamentais.

- compreender e aplicar diversos conceitos básicos de microbiologia

Metodologias de ensino e avaliação

As sessões, muito embora utilizem o método expositivo e interativo, apresentando os assuntos por audiovisuais, serão de caracter essencialmente laboratorial. Os estudantes serão estimulados para a participação, apresentação e discussão dos seus resultados.

AVALIAÇÃO: Continua, constituída pela elaboração de trabalhos laboratoriais e relatórios. A passagem a todo o momento para regime remoto a 100 %, se tal vier a ser exigido no contexto da COVID, encontra-se acautelada.

Práticas de inovação pedagógicas: ênfase na realização de trabalhos laboratoriais, os respetivos relatórios e a manutenção de um lab book.

Bibliografia principal

APHA. Standard Methods for the Examination of Water & Wastewater.

Davis, M. L., Masten, S. J. 2004. Principles of environmental engineering and science. Boston: McGraw Hill

Reeve, R. N. 2002. Introduction to environmental analysis. Chichester, Wiley & Sons.

Sawyer, C. N.; McCarty, P. L.; Parkin, G. F. 1994, 4ªed Chemistry for environmental engineering.

Ferreira, W. C., Sousa, J. C., Lima, N. 2010. Microbiologia. Lidel

Pepper, Gerba e Gentry. 2014. Environmental Microbiology. Elesvier

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Kalina Samardjieva

9:30-10:30