Técnicas de Tratamento e Gestão de Resíduos
Apresentação
Esta unidade curricular dotará os(as) estudantes de conhecimentos e ferramentas para participarem em processos de planeamento, valorização, tratamento, e gestão de resíduos, enquanto área de trabalho enquadrada nos atos da prática profissional de um(a) Engenheiro(a) do Ambiente, permitindo adquirir as seguintes competências: >> Compreender os conceitos de hierarquia de gestão de resíduos e de gestão integrada de resíduos. >> Comparar a realidade legislativa de distintos contextos geográficos. >> Compreender os modelos institucionais de gestão de resíduos. >> Apreender e testar metodologias e referenciais de classificação de resíduos. >> Compreender os mecanismos de desclassificação de resíduos. >> Analisar as diferentes soluções tecnológicas disponíveis para o tratamento e destino final de resíduos. >> Compreender as vantagens e as desvantagens das diferentes alternativas tecnológicas. >> Testar a integração em contexto real de conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares.
Curso
Engenharia do Ambiente [ULP]
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP287-13844
Disciplinas complementares recomendadas
>> Introdução à Engenharia do Ambiente >> Direito do Ambiente >> Fundamentos de Economia e Gestão >> Microbiologia >> Poluição do Ar >> Sistemas de Informação Geográfica e Deteção Remota
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Apresentação, Método de Avaliação e Introdução à Unidade Curricular 2. Introdução ao Tratamento e Gestão de Resíduos 3. Quadro Legal, Institucional e Instrumental 4. Sistemas e Rotas Tecnológicas para a Gestão de Resíduos 5. Gestão de Resíduos e Economia Circular
Objetivos
>> Compreender a relevância e a necessidade de reduzir e tratar os resíduos. >> Entender a hierarquia de gestão de resíduos, e em particular as estratégias de prevenção e de minimização, em contraste com o tratamento de final de linha, bem a necessidade de uma perspetiva global de ciclo de vida. >> Conhecer o enquadramento legislativo e regulamentar para as várias tipologias e fluxos de resíduos. >> Enquadrar o papel da gestão de resíduos na transição para um modelo de Economia Circular. >> Dominar instrumentos e ferramentas que permitam definir estratégias e tomar decisões em relação à gestão de resíduos em vários níveis institucionais. >> Obter uma visão abrangente sobre as várias tecnologias de gestão e tratamento de resíduos.
Metodologias de ensino e avaliação
Método de Ensino: Visando estimular a participação e a iniciativa dos(as) estudantes no processo de aprendizagem, serão considerados dois tipos de sessões: >> Sessões de exposição de temas, vídeos e outros conteúdos multimédia. >> Sessões de análise de casos, exercícios práticos, discussões e reflexões em grupo e visitas de estudo. O impacte cumulativo destes dois tipos de sessões proporciona uma relação iterativa entre estudantes e docente, promovendo uma efetiva participação em aula e uma maior aproximação entre o conhecimento e a prática profissional. Método de Avaliação: Utilizar-se-á o método de Avaliação Contínua (de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da ULP), considerando três instrumentos de avaliação (ver ponto 26). Práticas de Inovação Pedagógica: Será estimulada a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes através de metodologias de fórum de discussão e de princípios de aula invertida, de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e de avaliação entre pares.
Bibliografia principal
>> Secretaria de Estado do Ambiente / Ministério do Ambiente e da Ação Climática (2020). Biorresíduos - Contas Certas nos Resíduos, julho de 2020. >> Agência Portuguesa do Ambiente (2019). Estudo Prévio sobre a Implementação da Recolha Seletiva em Portugal Continental Incindindo em Especial sobre o Fluxo dos Biorresíduos, Relatório Final, EY, julho de 2019. >> Jucá, J., Mariano, M., Lima, J., Firmo, A. (2014). Análise das Diversas Tecnologias de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão, Grupo de Resíduos Sólidos - Universidade Federal de Pernambuco (2014), 187 pp., ISBN 978-85-60917-36-5. >> ABRELPE, SMA (2013). Resíduos Sólidos: Manual de Boas Práticas no Planejamento, ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais / Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA). >> Mendes, B., Lapa, N., Oliveira, J.F. (2009). Resíduos: Gestão, Tratamento e sua Problemática em Portugal, Lidel.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Sérgio Bruno Costa 11h00-12h00 3.2