Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Sistemas de Informação Geográfica e Deteção Remota

Apresentação

A informação geoespacial é fundamental para o desenvolvimento da atividade de um engenherio do ambiente. Neste contexto pretende-se que sejam adquiridas competências nesta área de conhecimento, sistemas de informação geográfica e detação remota, no que respeita à aquisição, criação, manipulação, armazenamento de dados geográficos e conceitos de base de detação remota podendo ser aplicaveis as diversas áreas de intervenção como o uso do solo, gestão de recursos hidricos, gestão de infraestruturas, analise do terreno, planeamento do território, gestão de recursos naturais, entre ontros.

Curso

Engenharia do Ambiente [ULP]

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP287-13838

Disciplinas complementares recomendadas

n.a.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Sistemas de Informação Geográfica - Introdução; Modelação Geográfica; Modelos de Dados Geográficos - Vetorial e Matricial; Recursos e fontes de informação para os SIG; Projeções cartográficas e sistemas de coordenadas; Georreferenciação, Criação, Aquisição e Edição de dados/informação; Dados tabulares; Análise espacial; Operações de geoprocessamento; Bases de Dados; Noções básicas de cartografia - Simbologia e métodos de representação da informação em classes; Algebra matricial. Produção de cartografia temática; Layouts.

 

Deteção Remota - Conceitos e princípios físicos de observação da Terra. Satélites de Observação da Terra; Sistemas de observação da Terra: Características de Diversos Sensores (fotografia, scanners, sistemas de Radar), Poder de Resolução, Medição de Dados de Referência; Processamento digital de imagens de deteção remota: Classificação. Classificação Supervisada e Não Supervisada.

Objetivos

Tendo como software base o QGIS, a estrutura programática tem como objetivos essenciais a compreensão dos vários tipos de estruturas de dados geográficos e o modo de tratamento inerente a cada um. Na UC serão introduzidas noções básicas de deteção remota, com intuito de demostrar a importância deste tipo de dados aplicados à engenharia do Ambiente e conhecer ferramentas, metodologia e procedimentos de processamento de imagem.

Compreensão do conceito de SIG, das suas potencialidades e domínios de aplicação. Capacidade para conceber um projeto em ambiente SIG, direcionado, estruturado, assente num modelo de dados previamente desenhado e implementado com recurso às funcionalidades básicas de um SIG: construção de bases de dados geográficas e utilização de operações de manipulação de dados espaciais, de análise espacial e álgebra matricial. Reconhecer a importância dos dados de deteção remota e a sua aplicação no âmbito da engenharia do ambiente.

Metodologias de ensino e avaliação

METODOLOGIA DE ENSINO: consiste numa exposição feita aos estudantes, com recurso a documentos em PowerPoint, a exercícios práticos com recurso ao software QGIS e dados reais obtidos a partir da internet (IGP, IGEOE, APA, entre outros).

AVALIAÇÃO: Semestral, de incidência mista, de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP.

A avaliação contínua:

- GIS - Realização de 2 provas teórico-práticas na componente de SIG, correspondendo cada uma a 30% da nota final;

- Deteção Remota - Um trabalho prático na componente de deteção remota, 40% da nota final.

No caso do exame de recurso o estudante realizará uma prova teórico-prática na componente de SIG e um relatório para a componente de DR, com grau e complexidade semelhantes aos da avaliação continua.

Bibliografia principal

Burrough, P.A. and McDonnell, R.A. (1998) Principles of Geographical Information Systems, 2nd Edition. Oxford: Oxford University Press.

Carver, Steve and Sarah Cornelius and Ian Heywood (1998), An Introduction to Geographical Information Systems. Prentice Hall, New Jersey.

Instituto Geográfico do Exército (2004), "Manual de leitura de cartas".

Gaspar, J.(2005) - Cartas e Projeções cartográficas, Lidel Edições Técnicas, Lisboa.

Jensen, John R., (1996), Introductory digital image processing: a remote sensing perspective, 2ª ed. New Jersey: Prentice Hall.

Longley, P, et al. (2010), Geographic Information Systems and Science. John Wiley and Sons, Ltd., Chichester, England.

Matos, João Luís (2008). Fundamentos de Informação Geográfica, Lisboa, Editora Lidel - Edições Técnicas, Lda.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala