Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Poluição Atmosférica

Apresentação

A atmosfera é um bem comum da Humanidade, não tem fronteiras físicas, geográficas ou políticas. Conhecer e cuidar da atmosfera da Terra é uma obrigação de todos os países embora, por vezes, a história demonstre o contrário. Episódios de poluição atmosférica com consequências sérias para a saúde humana e para o meio ambiente motivaram a necessidade de regular a interação entre as atividades do ser humano e a atmosfera, traduzidos em diversos protocolos, convenções e acordos internacionais. Esta necessidade de regulação está também na origem da definição de redes de monitorização de emissões de poluentes de atividades antropogénicas relevantes e de documentos sobre as melhores tecnologias disponíveis para exercer essas atividades industriais. Destacam-se as atividades ligadas à transformação e uso da energia fóssil pois têm um enorme impacto nas emissões poluentes. A qualidade do ar interior é fundamental para a saúde e bem-estar e depende fortemente da qualidade ao ar atmosférico.

Curso

Engenharia do Ambiente [ULP]

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP287-6850

Disciplinas complementares recomendadas

A UC abrange conhecimentos de química, matemática e física que permitem perceber a interação das substâncias poluentes na atmosfera, com as radiações cósmicas e com a biosfera. Para monitorizar concentrações e a localização de poluentes na atmosfera é necessário recorrer a tecnologias de amostragem, instrumentos e equipamentos de medição de parâmetros físicos e químicos do ar e também a sistemas de informação geográfica. A redução das emissões poluentes para a atmosfera ocorre na sua origem em grandes fontes emissoras industriais ou em processos de transformação de energia fóssil, como por exemplo os motores de combustão dos automóveis. As tecnologias para a redução da carga poluente de efluentes gasosos têm de ser adequadas aos processos que a geram e, por isso, a UC aborda vários processos de separação físico-química que são utilizados na indústria para a redução das emissões poluentes. O engenheiro do ambiente deve acompanhar o enquadramento legal nacional, regional e internacional.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Atmosfera: estrutura e composição. Variações de temperatura e de pressão. Funções das camadas da atmosfera como sistema de proteção e reservatório: camada de O3.

Poluição atmosférica. Casos históricos. Acordos internacionais. Propriedades de poluentes: SOX, NOX, O3, PM, metais pesados, VOC, POP. Ciclos naturais na biosfera (C, S, N, P). Tipos de fontes emissoras.

Qualidade do Ar: legislação. Entidades reguladoras. Monitorização: redes de amostragem e vigilância. Limites de emissão. Bases de dados. Inventários de emissões.

Emissões de LCP. Cálculo de emissões gasosas. Fatores de emissão. Sistemas de tratamento de emissões NOX. Tecnologias para emissões de PM, aerossóis e POP. Tratamento de poluentes líquidos e gasosos 

Qualidade do Ar Interior: consequências para a saúde humana. Contaminação microbiológica, química e nuclear. Ventilação dos espaços.

Transporte e Dispersão de poluentes: Modelo Gaussiano. Deposição seca. Remoção pela água. Transformação por radicais, ação cinética, fotoquímica

Objetivos

Os alunos deverão conhecer: 1) estrutura e composição da atmosfera e os ciclos naturais de regulação dos ecossistemas; 2) propriedades e efeitos dos principais poluentes atmosféricos, respetivas fontes emissoras, biogénicas e antropogénicas, e o impacto dessas emissões na qualidade do ar; 3) sistemas de informação existentes para amostragem, monitorização, registo e relato de emissões; 4) mecanismos de transporte e dispersão de poluentes na atmosfera.

Os alunos deverão ser capazes de: 5) quantificar emissões gasosas de alguns processos industriais; 6) selecionar dispositivos e amostradores adequados para efetuar a medição das emissões poluentes diretamente nas fontes emissoras; 7) selecionar tecnologias de mitigação de emissões poluentes e métodos de tratamento de efluentes gasosos adequados para determinadas atividades industriais; 8) relacionar a qualidade do ar interior com a contaminação química, microbiológica e nuclear, a ventilação deficiente e a qualidade do ar atmosférico.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas teóricas são predominantemente expositivas, suportadas por vídeo-projeção de materiais didáticos e com recurso regular a vídeos demonstrativos do funcionamento de diversos processos e de equipamentos. Nas aulas teórico-práticas recorre-se à consulta de: 1) documentos de referência normativa; 2) sítios de internet: Agência Portuguesa do Ambiente, Agência Ambiental Europeia, Organização Mundial de Saúde, UNECE, 3) bases de dados: E-PRTR - Registo de Emissões e Transferências de Poluentes, EMEP - European Monitoring and Evaluation Programme, QualAr, LA-digital. As aulas teórico-práticas debruçam-se sobre problemas reais por aplicação dos conhecimentos teóricos e incluem a resolução de exercícios e a reflexão e debate de temas ou de casos práticos.

Avaliação

Nota Final = 0,55xTfinal + 0,15xT1 + 0,15xT2 + 0,10xTRP + 0,05xPI

Tfinal - Teste final

T1 e T2 - Dois testes de avaliação contínua distribuída

TRP -Trabalho de síntese ou de análise crítica

PI - Participação ativa individual em aula

Bibliografia principal

  • Seinfeld, John H; Pandis, Spyros N. 2006. Atmospheric Chemistry and Physics: from Air Pollution to Climate Change. New York: John Wiley & Sons

  • Tiwary, A.; Colls, Jeremy. 2010. Air pollution: measurement, modelling and mitigation. 3rd Ed. Taylor & Francis

  • Vallero, D. 2008. Fundamentals of Air Pollution, 4th Ed. Elsevier

  • De Nevers, Noel. 2005. Air Pollution Control Engineering. 2nd McGraw- Hill Chemical Engineering Series

  • Jacobson, Mark Zachary. 2002. Atmospheric pollution: history, science, and regulation. Cambridge University Press.

  • Hobbs, P. 2000. Introduction to Atmospheric Chemistry. Cambridge University Press
  • Agência Portuguesa do Ambiente. (2020). QualAr - Base de Dados Online sobre a Qualidade de Ar. Lisboa, Portugal. Disponível em: https://qualar.apambiente.pt/
  • Agência Portuguesa do Ambiente. (2020). Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas (INERPA). Lisboa, Portugal. Disponível em: http://www.apambiente.pt/index.php?ref=17&subref=150

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Gisela Oliveira

   3ª feira 15:30 - 16:30