Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Poluição Acústica

Apresentação

Poluição Acústica - Engenharia do Ambiente

Curso

Engenharia do Ambiente [ULP]

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP287-13841

Disciplinas complementares recomendadas

Física

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Fenómenos ondulatórios ¿ Teoria ondulatória. O som como uma onda. Cálculos com dB. Campos sonoros. Propagação em recintos fechados.

Medição e avaliação -Equipamento e calibração. Aquisição e processamento do sinal. Mapas de ruído. Elaboração, leitura e utilidade. Avaliação de ruído. Modelos de simulação.

Poluição Sonora ¿ Estruturas da fala e do ouvido. Efeitos para a saúde humana da exposição excessiva. Exposição ocupacional. Impacte sobre os ecossistemas.

Avaliação de impactes no ambiente sonoro - Metodologia; critérios.

Prevenção e controlo - Medidas preventivas, organizacionais, construtivas, de proteção individual. Exemplos de controlo de ruído. Medidas mitigadoras de ruído.

Acústica de edifícios - Absorção sonora e silenciadores. Perda de transmissão sonora. Tempo de reverberação. Isolamento sonoro. Requisitos da acústica de edifícios.

Enquadramento legal - Diretiva Europeia sobre ruído; Regulamento dos Requisitos nos Edifícios; Normas portuguesas e internacionais.

Objetivos

Os objetivos desta unidade curricular são:

  • Introduzir os fundamentos da física das vibrações
  • Apresentar as bases do comportamento, análise, medição e controlo dos sons
  • Referir os aspetos mais relevantes da anatomia e fisiologia dos orgãos da fala e do ouvido, assim como os efeitos do ruído sobre as pessoas e os ecossistemas
  • Aplicar os conhecimentos de carácter propedêutico a situações de ruído ambiental, mencionando alguns parâmetros usados na sua descrição e métodos simples de previsão
  • Dar conhecimento aos Estudantes da legislação e normalização existente sobre ruído

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas teóricas são fundamentalmente constituídas por exposições seguidas de discussão global de cada um dos tópicos propostos. As aulas práticas consistem na resolução de problemas e realização de trabalhos práticos/de pesquisa sobre as temáticas a abordar.  Promove-se assim uma aprendizagem ativa. 

Avaliação: Avaliação Contínua composta por 2 provas escritas, realizadas em sala de aula, consistindo em, quer em conceitos teóricos, quer na resolução de exercícios, e ainda na avaliação de trabalho continuado dos tipos laboratorial e/ou de pesquisa. Neste último item serão avaliados parâmetros como interesse, participação, capacidades de investigação e capacidades expositivas e argumentativas.

Bibliografia principal

Bies, D. A., and Hansen, C. H. (2003), Engineering noise control ¿ theory and practice, 3rd edition, Spon Press, London.

Cunniff, P.F. (1977), Environmental noise pollution, Wiley, New York.

Fahy, F. J., and Walker, J. (1998), Fundamentals of noise and vibration, Spon Press, London.

Harris, C.M. (ed.) (1991), Handbook of acoustical measurements and noise control, 3rd ed., McGraw-Hill, New York.

Kinsler, L.E., Frey, A.R., Coppens, A.B., Sanders, J.V. (2000), Fundamentals of acoustics, 4th ed., Wiley, New York.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala