Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Planeamento e Gestão de Recursos Hídricos

Apresentação

Esta unidade curricular faz parte do plano curricular da presente licenciatura. Pretende-se com esta disciplina fornecer aos alunos os conceitos fundamentais relativos à problemática da água e do planeamento e gestão dos recursos hídricos, tendo como unidade a bacia hidrográfica. Pretende-se dar a conhecer o ciclo hidrológico da água, caracterizar uma bacia hidrológica, bem como estimar o balanço hidrológico e hídrico. Esta unidade curricular estabelece igualmente como objetivo o conhecimento dos intrumentos legislativos e de planeamento em curso em Portugal e na Europa. Pretende-se igualmente transmitir conhecimentos relativos aos aspectos operacionais na gestão dos recursos hídricos de modo a capacitar os alunos para os aspectos mais operacionais na gestão e planeamento dos recursos hídricos.

Curso

Engenharia do Ambiente [ULP]

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP287-9329

Disciplinas complementares recomendadas

Mecânica dos Fluidos

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

1.O Ciclo hidrológico e as suas componentes. Efeitos das Alterações Climáticas no ciclo hidrológico.

2.Bacia Hidrográfica.Caracterização fisiográfica da bacia hidrográfica.

3.Estudo das precipitações. SNIRH. Precipitação ponderada sobre uma bacia hidrográfica. Método de Thiessen. Método das duplas acumulações.

4. Interceção, evaporação e evapotranspiração (potencial e efetiva).

5. Infiltração e percolação.

6. Estudo de caudais. Precipitação eficaz e défice de escoamento. Curvas de caudais. Séries de caudais cronológicos e classificados. Caudais característicos.

7. Balanço Hidrológico. Método de Thornthwaite e Mather.

8. Conceitos básicos de estatísticas aplicada à Hidrologia. Classificação dos anos-tipo de precipitação.

9. Secas e Cheias.

10. Balanço Hídrico (disponibilidades vs. necessidades).

11. Desafios e legislação atualmente aplicável no âmbito do Gestão e Planeamento de Recursos Hídricos. Diretiva-Quadro da Água.

12. Gestão Integrada de Recursos Hídricos.

Objetivos

No final da UC o estudante adquirirá conhecimentos e competências no domínio: i) da Hidrologia (no âmbito dos processos e componentes da fase terrestre do ciclo hidrológico), ii) de avaliação das disponibilidades hídricas, iii) no conhecimento da legislação em vigor relativa ao planeamento, gestão e qualidade de recursos hídricos, bem como, na iv) identificação de diversos instrumentos de planeamento e gestão dos recursos hídricos. Estas competências adquiridas capacitam o estudante para a resolução de problemas técnicos no âmbito da gestão e planeamento de recursos hídricos.

Metodologias de ensino e avaliação

METODOLOGIAS DE ENSINO: Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, no estudo e na pesquisa/consulta de bibliografia pelo estudante. Durante as sessões teóricas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas apresentadas. Nas sessões práticas, os estudantes serão envolvidos na discussão/resolução de exercícios ou problemas propostos, de trabalhos práticos experimentais, bem como lhes será solicitado trabalho a realizar fora da sala. Em determinados momentos, exigir-se-á do estudante, individualmente ou em grupo, a exposição oral do seu trabalho.
Estão previstas visitas de estudo.
AVALIAÇÃO: Semestral, de incidência contínua, 2 trabalhos (25% x 2) e uma prova de avaliação escrita (50%), de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP. Os estudantes que não obtiverem aprovação na avaliação contínua estão admitidos a exame final (100%).

Bibliografia principal

Lencastre, A. e Franco, F., 2010. Lições de Hidrologia, Universidade Nova de Lisboa, 451p., ISBN: 978-972-8152-59-0


Hipólito, J. R. e Vaz, A. C., 2011. Hidrologia e Recursos Hídricos, Coleção Ensino da Ciência e daTecnologia - 41. Instituto Superior Técnico, IST, ISBN:978-972-8469-86-3 .


Diversos textos de apoio a fornecer ao longo das sessões.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Vanessa Martins Ramos

Horário de atendimento

Sexta-feira
(15:00-16:00)

Sala