Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Métodos Instrumentais de Análise

Apresentação

Métodos Instrumentais de Análise - Engenharia do Ambiente

Curso

Engenharia do Ambiente [ULP]

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP287-3570

Disciplinas complementares recomendadas

Química

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Processo Analítico. Objetivos e métodos. Incerteza nos resultados. Tipos de erros. Estimativa do desvio padrão. Métodos de deteção e minimização de erros sistemáticos. Amostragem.

Introdução aos métodos instrumentais. Calibração. Lei de Beer e Desvios. Interferências.

Métodos condutimétricos. Fundamentos. Condutância equivalente; condutância (ou condutividade) iónica equivalente. Condutância iónica equivalente a diluição infinita. Titulações condutimétricas. Aplicações.

Métodos potenciométricos. Elétrodos de referência, indicadores metálicos e de membrana. Calibração. Interferências. Aplicações.

Métodos espectrofotométricos. Espectrofotometria de absorção molecular no UV/Vis. Espectrofotometria de absorção atómica. Espectrofotometria de emissão atómica. Aplicações.

Métodos cromatográficos. Fundamentos. Cromatografia em fase gasosa com ECD, FID e MS. Cromatografia líquida de alta eficiência com deteção por ultravioleta/visível e fluorescência. Aplicações.

Objetivos

Os objetivos desta disciplina consistem no conhecimento dos aspetos fundamentais dos processos químicos associados aos diferentes passos de uma análise química; na descrição e fundamentação científica dos diferentes processos que compõem uma análise química; e na identificação e compreensão da interação da química analítica com outras áreas de atividade humana (análises ambientais, industriais,... ). Pretende-se ainda dotar os estudantes de uma formação teórica e prática sobre diversas técnicas analíticas, realçando a sua integração num conjunto de passos que constituem o processo analítico e focando também a importância da garantia da qualidade dos resultados que se obtêm.

Metodologias de ensino e avaliação

METODOLOGIA DE ENSINO: visam incentivar a participação e restituir a iniciativa do aluno no processo educativo da sua própria formação. A lecionação da disciplina é realizada em sessões teóricas e sessões práticas. Nas sessões teóricas serão apresentados e desenvolvidos os conceitos referidos no programa, através do método expositivo e interativo, com recursos a meios audiovisuais. Nas sessões práticas serão i) analisados e discutidos problemas / situações concretas, ii) realizados trabalhos laboratoriais, onde os objetivos são, não só ilustrar conceitos adquiridos nas aulas teóricas, mas também familiarizá-los com técnicas de utilização corrente em Métodos Instrumentais de Análise e respetiva interpretação de resultados face à legislação em vigor, e ainda iii) saídas de campo e / ou visitas de estudo.

AVALIAÇÃO: Avaliação contínua.

Bibliografia principal

Skoog, D. A., Holler, F.J.,  Crouch, S. R.  2017. Principles of Instrumental Analysis (7th edition). Cengage Learning

Skoog, D. A.; West, D. M.; Holler, F. J.; Crouch, S. R. 2013. Fundamentals of Analytical Chemistry (9th Edition). Cengage Learning

Christian, G. D. 1995. Analytical Chemistry (5th Edition). John Wiley & Sons, Inc.

Harris, D. C., Lucy C. A. 2020. Quantitative Chemical Analysis (10th Edition). Macmillan Learning

Jeffery, G. H.; Bassett, J.; Mendham, J.; Denney, R. C. 1992. Vogel Análise Química Quantitativa. LCT ¿ Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.

Reeve, R. 2002. Introduction to Environmental Analysis, John Wiley & Sons, Inc.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala