Introdução à Engenharia do Ambiente
Apresentação
A UC de Introdução aos Problemas Ambientais tem como principal objetivo estabelecer o primeiro contacto dos estudantes com as temáticas da engenharia do ambiente numa perspetiva de desenvolvimento e de enquadramento das UC da licenciatura em Engenharia do Ambiente
Curso
Engenharia do Ambiente [ULP]
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 3
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP287-10487
Disciplinas complementares recomendadas
n.a.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Objetivos
Ao introduzir temáticas atuais relacionadas com o ambiente, pretende-se motivar e despertar o sentido crítico dos estudantes, esclarecendo-os sobre aspetos fundamentais da atividade profissional e das respetivas áreas de intervenção e em particular a forma como o Engenheiro "pensa e atua" perante as diversas situações do dia-a-dia. Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que os estudantes:
Adquiram conhecimentos relativos as preocupações ambientais, marcos internacionais e uma visão abrangente das políticas europeias e nacionais;
Desenvolvam capacidades interpessoais: trabalho em grupo e comunicação em equipas de formação heterogénea.
Metodologias de ensino e avaliação
Apresentação dos tópicos definidos no programa da UC será efetuada recorrendo a métodos expositivos e interativos, sendo sempre fomentada a discussão dos assuntos apresentados. Sempre que necessário/possível/adequado serão apresentação casos reais/estudos de caso com o objetivo de incrementar o conhecimento e a sensibilização para os temas ambientais. AVALIAÇÃO: Contínua, 1 trabalho individual (50%) e 1 trabalho de grupo (50%). A passagem a todo o momento para regime remoto a 100 %, se tal vier a ser exigido no contexto da COVID, encontra-se acautelada. Práticas de inovação pedagógica: aquisição de conhecimentos por parte dos estudantes profundamente focada num trabalho individual, de pesquisa e de análise crítica de informação, desenvolvendo a sua capacidade de recolha de informação, o seu pensamento crítico em relação à informação científica e da formulação de opiniões fundamentadas sobre os temas mais relevantes na área da Engenharia do Ambiente.
Bibliografia principal
Kutz, M. (2018). Handbook of Environmental Engineering. John Wiley & Sons, Inc.. ISBN:9781119304418, DOI:10.1002/9781119304418.
McKinney, M.L e Schoch, R.M., (2003). Environment Science. Systems and Solutions, 3th ed. Jones and Bartlett Publishers, Sudbury.
Vesilind, P.A. & Morgan, S.M. (2004). Introduction to Environmenal Engineering, 2nd ed. Brooks/Cole Thomson Learning, Belmont.
Wagner, T. &Sanford, R. (2005). Environmental Science: Active Learning Laboratories and Applied Problem Sets. John Wiley & Sons, New York. FCT GE105.WAG
Wright, R.T. (2005). Environmental Science, 9th edition. Pearson Education, Upper Saddle River. FCT GE105.WRI.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Kalina Samardjieva sexta-feira: 09:30-10:30 horas Gabinete do docente