Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Inovação e Empreendedorismo

Apresentação

Esta unidade curricular introduz os conceitos e práticas que criam a consciência sobre a importância
do empreendedorismo como competência aplicável em novos e em negócios estabelecidos.
Faculta conhecimentos e técnicas sobre como desenvolver um modelo de negócio e um plano de
negócios para uma ideia inovadora. Proporciona meios e caminhos para as análises teóricas e práticas
dos ambientes interno e externo às empresas. Ativa uma atitude empreendedora no aluno. Estimula a
compreensão do processo de deteção e de análise das oportunidades de negócio. Faculta meios para
as análises da possibilidade e da exequibilidade económica e financeira de um negócio.

Curso

Engenharia do Ambiente [ULP]

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP287-10784

Disciplinas complementares recomendadas

Gestão.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I - Inovação: Conceitos e etapas fundamentais. Determinantes, efeitos e barreiras. Distinção
entre criatividade e mudança. Como medir inovação. A inovação nas organizações.
II - Empreendedorismo: Evolução histórica. Desenvolvimento económico e empreendedorismo.
Formas de empreendedorismo. O processo empreendedor. O intra-empreendedorismo como
ferramenta motivacional e geradora de inovação.
III - Oportunidade e ideia de negócio: Fontes de novas ideias, nascimento, avaliação e
desenvolvimento. A proteção das ideias, o modelo de negócio e as redes relacionais. Modelo de
Orientação de Mercado. Modelo de Inovação & Diferenciação 8P.
IV - Informação sobre o mercado e setor de atividade: Análise do mercado e da indústria.
Análise SWOT-GO. estes de mercado e de marketing.
V - Implementação do negócio: Modelos básico e avançado de criação de negócios.
VI - Equipa, parcerias e processos: Recursos. Construir uma equipa e liderar pessoas.

Objetivos

O aluno deverá ser capaz de:

- Abarcar o processo empreendedor e a importância da inovação;

- Saber as diversas áreas da gestão que são fundamentais para criar e para administrar uma empresa;

- Avaliar a possibilidade empreendedora das ideias de negócio;

- Executar um plano de negócios com os respetivos planos operacionais, de marketing, estratégico, económico e financeiro;

- Examinar a exequibilidade empreendedora de um negócio;

- Compreender que a atividade económica deve ser estimada pelo seu impacto na sociedade, tanto a nível individual como coletivo.

Metodologias de ensino e avaliação

No processo de ensino-aprendizagem serão utilizadas metodologias que contemplam: aulas expositivas,
com apresentação pelo docente dos quadros teóricos de referência; aulas participativas, onde os
alunos são encorajados a participar na discussão dos vários temas e são privilegiados com exemplos
práticos aplicados ao mercado de trabalho, além da resolução de exercícios; aulas activas com
realização de trabalhos individuais e de grupo.
Seminário: 25%
Plano de negócios (oral e escrito): 35%
Teste: 40%

Bibliografia principal

Carvalho, J. M. S. (2016). Inovação & Empreendedorismo. Porto: Vida Económica.
Cruz, E. (2012). Criar uma empresa de sucesso. Lisboa: Edições Sílabo.
Duarte, C. & Esperança, J. P. (2014). Empreendedorismo e Planeamento Financeiro (2ª ed.).
Lisboa: Edições Sílabo.
Ferreira, M. P., Santos, J. C. & Serra, F. R. (2010). Ser Empreendedor ¿ Pensar, Criar e Moldar a
Nova Empresa. Lisboa: Edições Sílabo.
Portugal, M. N. (2017). Empreendedorismo (2ª ed.). Lisboa: Escolar Editora.
Saraiva, P. M. (2011). Empreendedorismo. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação (3ª ed.). Lisboa: Escolar Editora.
Silva, E. S. & Monteiro, F. (2014). Empreendedorismo e Plano de Negócio. Porto: Vida Económica.
P. (2012). Developing Social Entrepreneurs and Social Innovators: A Social Identity and Self-Efficacy
Approach. Academy of Management Learning & Education, 11(3), 390-407.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala