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Universidade Lusófona do Porto

Informática e Programação

Apresentação

Melhorar conhecimentos sobre hardware, compreendendo a interligação entre os vários componentes;

Desenvolver conhecimentos que permitam a automatização de tarefas relacionadas com os Sistemas de Informação através de linguagens de programação de alto nível;

Combinar o desenvolvimento de algoritmos com a necessidade de automatização de processos repetitivos em aplicações informáticas.

Curso

Engenharia do Ambiente [ULP]

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP287-7542

Disciplinas complementares recomendadas

N/A

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Tecnologias de Informação e Comunicação

- Dados vs Informação

- Sistemas Informático (Tipos de Software; Sistemas de numeração; Unidades de Informação; Funcionamento de um CPU; Memória de um computador; Dispositivos de armazenamento; Periféricos)

- Introdução ao Word, PowerPoint e Excel (na ótica do utilizador)

- Formas de representar um algoritmo (Descrição narrativa; Fluxograma; Pseudocódigo)

- Programação estruturada

- Linguagem Algorítmica (Palavras Reservadas; Tipos de Dados; Constante e Variável; Expressões; Operadores de Atribuição, Aritméticos, Relacionais e Lógicos; Instruções sequenciais, de decisão e de repetição)

- Introdução ao MatLab/Octave (Ambiente de trabalho em MatLab; Declaração e tipo de variáveis; Operadores; Estruturas de decisão e de repetição)

- Introdução ao VBA (Ambiente VBA em Excel; Configurações de segurança das macros; Declaração e tipo de variáveis em VBA; Operadores em VBA; Estruturas de decisão e de repetição em VBA)

Objetivos

Desenvolver a capacidade de raciocínio passo a passo através da criação de algoritmos;

Promover a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais do ambiente empresarial;

Criar bases para o apoio às unidades curriculares seguintes, através do desenvolvimento de sistemas de informação auxiliares.

Metodologias de ensino e avaliação

A UC apresenta-se dividida em sessões teóricas e sessões práticas.

Nas sessões teóricas mais do que o método expositivo, pretende-se cativar e fomentar o espírito de intervenção, lançando constantemente necessidades teóricas de desenvolvimento de aplicações, as quais obrigam a um encadeamento de raciocínio sem recorrer ao papel ou à programação, ampliando a capacidade de segmentação de raciocínio.

Nas sessões práticas serão lançados desafios, os quais deverão gerar soluções optimizadas.

De acordo com o Regulamento de Avaliação ULP, a avaliação será contínua ou final com os seguintes elementos de avaliação:

  • Contínua:
    • - 4 trabalhos práticos: 20% (5% cada um)
    • - Frequência: 40%
    • - Exame 1ª fase: 40%

(Nota mínima 8/20 em cada elemento de avaliação)

  • Final:
    • - Exame 1ª fase: 100%

Bibliografia principal

- Aguilar, L. J. Fundamentos de Programação - Algoritmos, Estruturas de dados e objectos. Mc-Graw Hill.

- Aprender GNU Octave - http://octave.di.uminho.pt/index.php/Aprender_GNU_Octave

- GNU Octave Wiki - https://wiki.octave.org/GNU_Octave_Wiki

- Loureiro, H. Excel 2007 Macros & VBA, Curso Completo. FCA Editora.

Horário de Atendimento

Nome do docente   Filipe Joel Soares

Horário de atendimento 2ªF 13:30 - 14:30h

Sala N/A