Gestão de Áreas Protegidas
Apresentação
A Unidade Curricular de Gestão de Áreas Protegidas fornece aos estudantes conceitos fundamentais relativos à problemática do planeamento e gestão de áreas protegidas terrestres ou aquáticas bem como os instrumentos legais do seu planeamento e gestão em Portugal.
Curso
Engenharia do Ambiente [ULP]
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP287-13845
Disciplinas complementares recomendadas
n.a.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1 Áreas protegidas. Importância da existência de áreas protegidas. Principais tipos de áreas protegidas. Outros tipos de estatuto de proteção. A Rede natura 2000. As principais convenções internacionais ligadas à proteção da natureza. O livro vermelho dos vertebrados. O SIPNAT. 2 Princípios gerais de ecologia aquática. Sistemas lóticos e lênticos. Principais fatores ecológicos. A estratificação térmica dos lagos. As principais comunidades bióticas em meio dulçaquícola. A sucessão ecológica em meio aquático. 3 Bioindicadores. O conceito de bioindicador. Principais tipos de bioindicadores em meio aquático. O exemplo dos macroinvertebrados. Os índices bióticos. Os manuais de amostragem do INAG. 4 A DQA. O novo paradigma de gestão da água. Pontos principais da DQA. A transposição para a legislação nacional. A aplicação em Portugal. A tipologia final. 5Restauração fluvial. Conceitos prévios. Objetivos. Dificuldades. Principais tipos de intervenção e de metodologias. Análise de casos de estudo.
Objetivos
Pretende-se com esta disciplina fornecer aos alunos os conceitos fundamentais relativos à problemática do planeamento e gestão de áreas protegidas terrestre ou aquáticas. Pretende-se dar a conhecer os principiais tipos de áreas protegidas e as principais convenções internacionais ligadas à proteção da natureza. Esta unidade curricular estabelece igualmente como objetivo o conhecimento dos instrumentos legais de planeamento em Portugal. Pretende-se igualmente transmitir conhecimentos gerais relativos à ecologia aquática de água doce, de transição e marinha, bem como reforçar a importância da restauração fluvial em particular em zonas urbanas. Por último, pretende-se realçar a importância do planeamento e o ordenamento do espaço marinho como ferramentas de governação indispensáveis a uma gestão verdadeiramente integrada, progressiva e adaptativa do oceano e da zona costeira.
Metodologias de ensino e avaliação
Visam incentivar a participação e a iniciativa do estudante no processo educativo. As sessões de apresentação de conceitos teóricos utilizam o método expositivo e interativo, ou ainda, apresentação de assuntos por audiovisuais, e são seguidas por outras, de caráter mais prático, onde os estudantes são confrontados com problemas, a realizar individualmente ou em grupo, com a ajuda do professor, e onde poderão aplicar os conhecimentos adquiridos. AVALIAÇÃO: Contínua, constituída por um teste escrito (50 %) e trabalhos de pesquisa e sua apresentação, análise de dados e documentos (50 %). A passagem a todo o momento para regime remoto a 100 %, se tal vier a ser exigido no contexto da COVID, encontra-se acautelada. Práticas de inovação pedagógicas: a realização de trabalhos de pesquisa com temas individuais e a sua apresentação.
Bibliografia principal
Amado, A. (1997); "Contributos para uma Discussão sobre o Litoral" in Colectânea de Ideias sobre a Zona Costeira de Portugal; Associação EUROCOAST - Portugal; Porto; pp. 97-112 Andresen, T., Martins, F., Alves, F., Pinto, L. (1996); "Biophysical Planning in the Northern Coastal Area of Portugal: Case-Study: POOC Norte Caminha-Espinho"; Partnership in Coastal Zone Management; Cardigan; Edited by Jane Tussaik & Julian Mitchell; UK; Samara Publishing Limited, pp. 207-212 Borrego, C. (1994); "Sustainable Development of Coastal Zone: Why is it Important?", in Proceedings do Littoral 94; Associação EUROCOAST - Portugal; Lisboa; pp. 11-23 CCE (1996); "Towards Sustainability - Progress Report from the Comission on the Implementation of the European Community Programme of Policy and Action in Relation to the Environment and Sustainable Development"; COM (95) 624 final; Brussels CNUAD (1992); "Relatório sobre o Ambiente e Desenvolvimento - Relatório de Portugal"; Lisboa
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Kalina Samardjieva Sexta-feira, 9:30-10:30