Geologia
Apresentação
Introdução de conceitos essenciais no contexto da geologia e geomorfologia.
Curso
Engenharia do Ambiente [ULP]
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP287-6820
Disciplinas complementares recomendadas
Não aplicável.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Geologia.
2. A Terra dinâmica.
3. A matéria mineral.
4. As rochas.
5. Alteração de maciços rochosos.
6. Os solos.
7. Reconhecimento e prospeção geológica.
8. Água superficial e subterrânea.
9. Processos geomorfológicos.
Objetivos
Estudo das principais propriedades das rochas e das características geológicas dos maciços visando a resolução de problemas de engenharia e do meio ambiente decorrentes da interação com atividades humanas. Previsão de acidentes geológicos com vista à sua prevenção ou mitigação. Introdução de conceitos fundamentais, métodos e práticas de geologia e conhecimento de processos geomorfológicos que permita a aquisição das seguintes competências: compreender a origem, a constituição genérica e a dinâmica de evolução da Terra. Conhecer, saber caracterizar e identificar os principais tipos de minerais e rochas, incluindo os processos da sua formação e da alteração dos maciços rochosos. Conhecer e saber definir os parâmetros caracterizadores dos solos, bem como os processos de reconhecimento e prospeção geológica e geotécnica. Entender a dinâmica da água superficial e subterrânea. Interpretar e compreender os processos geomorfológicos que atuam na terra e que estão ligados a fatores de risco natural.
Metodologias de ensino e avaliação
METODOLOGIA: Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, no estudo e na pesquisa/consulta de bibliografia pelo estudante. Durante as aulas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas e a exemplos de casos práticos reais. Os estudantes terão oportunidade de aplicar os temas em análise através da resolução de problemas. Com o ensino a distância, possível em algumas aulas: i) transmitem-se conceitos e conhecimentos mais teóricos; ii) fortalece-se o estímulo à autonomia dos estudantes, os quais são desafiados a trabalhar um conjunto de trabalhos práticos.
AVALIAÇÃO: Avaliação contínua: dois testes; adicionalmente, os estudantes poderão escolher entre i) um trabalho prático e ii) uma prova prática envolvendo a identificação de rochas e minerais. A ponderação será: testes (45% cada), trabalho prático/prova prática (10%). Exame de recurso: prova escrita (100%).
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Nuno Correia dos Santos Sexta-feira, das 18.00 às 19.00 Gabinete do professor