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Universidade Lusófona do Porto

Fundamentos de Economia e Gestão

Apresentação

Nesta unidade curricular, abordam-se os Fundamentos de Economia e Gestão com o propósito de
assegurar ao profissional que vai atuar nas Ciências da Engenharia Aeroespacial o conhecimento que
lhe possibilite uma visão geral do que é a atividade de gestão, para que serve, e como se pode
processar em vários contextos organizacionais. Nomeadamente pela abordagem que contempla as
várias áreas de gestão (produção, contabilidade, recursos humanos, finanças e marketing).

Curso

Engenharia do Ambiente [ULP]

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP287-7538

Disciplinas complementares recomendadas

Não se aplica.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Conceitos básicos de Economia de empresa.
Conceitos básicos de gestão de empresas.
Teorias organizacionais.
As organizações e o meio ambiente.
Mercados e empresas.
A estratégia das organizações.
A estrutura das organizações.
A gestão dos recursos humanos.
Learning organization.
O marketing.
Contabilidade e finanças.
O cálculo financeiro.
Gestão das atividades produtivas.
Gestão de stocks.

Objetivos

 

A unidade curricular visa fornecer aos estudantes conceitos fundamentais de economia e gestão. Assim,
proporciona-se uma visão global do funcionamento da economia e a sua importância para todos os
agentes envolvidos. Pretende-se, ainda, que os estudantes dominem os principais conceitos de Gestão
e tenham uma visão integrada das suas diferentes áreas. Em termos de conhecimentos, capacidades e
competências a adquirir, o aluno deverá ser capaz de interpretar conceitos, teorias e políticas
associadas ao funcionamento da economia e da gestão global das empresas.
No final da unidade curricular, os estudantes devem:
1. Perceber o funcionamento da economia, enquadra da pelos princípios da lei da oferta e da procura;
2. Compreender as diferentes áreas funcionais da Gestão e a forma como se interligam.
3. Ser capazes de aplicar um conjunto conceitos, métodos e ferramentas de Gestão.
4. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas de Gestão à análise e discussão de casos

Metodologias de ensino e avaliação

No processo de ensino-aprendizagem serão utilizadas metodologias que contemplam: aulas expositivas,
com apresentação pelo docente dos quadros teóricos de referência; aulas participativas, onde os alunos
são encorajados a participar na discussão dos vários temas e são privilegiados com exemplos práticos
aplicados ao mercado de trabalho, além da resolução de exercícios; aulas activas com realização de
trabalhos individuais e de grupo.
Seminário: 25%
Relatório: 25%
Teste: 50%
Trabalho de grupo com avaliação individual.
Trabalhos apresentados e discutidos publicamente em aula. Cada grupo terá 15 min. para apresentação
do trabalho, seguidos de discussão.
O relatório não deve ultrapassar as 2.000 palavras, incluindo referências

Bibliografia principal

Mankiw N. G. (2012). Introdução à economia. ISBN: 85-352-0853-4
Samuelson P., Nordhaus W.; Economia, McGraw-Hill. ISBN: 9789899717237
Pinto, C.; Rodrigues, J.; Santos, A.; Melo, L.; Moreira, M. & Rodrigues, R. (2012). Fundamentos da
Gestão (4ª ed.). Lisboa: Editorial Presença.
Pina e Cunha, M., Rego, A. & Cabral-Cardoso, C. (2007). Tempos Modernos: uma história das
organizações e da gestão. Lisboa: Sílabo.
Robbins, S. P. & Coulter, M. (2011). Management (11th ed.). London: Prentice Hall.
Teixeira, S. (2005). Gestão das Organizações. Lisboa: Mcgraw-Hill.

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