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Universidade Lusófona do Porto

Ecologia

Apresentação

A UC de Ecologia tem como principal objetivo fornecer e aprofundar os conhecimentos em Ecologia essenciais a um futuro Engenheiro do Ambiente bem como fornecer bases para UCs subsequentes na licenciatura em Engenharia do Ambiente. Os conhecimentos transmitidos irão contribuir para a construção de valores e atitudes conducentes à tomada de decisões fundamentadas relativas a problemas que envolvam interações entre a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente.

Curso

Engenharia do Ambiente [ULP]

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP287-4540

Disciplinas complementares recomendadas

Nenhuma

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1) Introdução à Ecologia: Definições e conceitos gerais; Multidisciplinariedade; Biodiversidade e evolução.

2) O organismo e o seu meio ambiente: Relação com o ambiente abiótico e fatores limitantes importantes; Equilíbrio energético.

3) Ecologia das populações: Propriedades gerais; Densidade; Natalidade; Mortalidade; Crescimento; Estrutura etária; Regulação; Dispersão; Estrutura; Tipos de interação entre espécies.

4) Ecologia das comunidades: Estrutura da comunidade (diversidade, índices de diversidade, dominância ecológica, cadeias alimentares, estrutura física); Ecótono e efeito de bordadura; Fatores que influenciam a estrutura da comunidade; Dinâmica da comunidade.

5) Ecossistemas: Conceito de ecossistema; O controlo biológico do ambiente químico; Produção e decomposição; Fluxo de matéria e energia no ecossistema.

6) Ciclos biogeoquímicos: Tipos básicos de ciclos biogeoquímicos; O ciclo do: carbono; azoto; oxigénio; enxofre; fósforo; Interações entre ciclos biogeoquímicos.

Objetivos

O principal objetivo desta Unidade Curricular é dotar os alunos de conhecimentos fundamentais acerca da ecologia, ciência multi-disciplinar. Pretende-se ainda que, através de diversas estratégias de carácter teórico e prático, os alunos possam, tanto individualmente como em grupo, aplicar e solidificar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre. No final desta unidade curricular, o aluno irá apresentar bases sólidas de conhecimentos fundamentais em ecologia, sendo capaz de aplicar os conceitos adquiridos na compreensão do funcionamento dos ecossistemas. Adicionalmente irá esenvolver as suas capacidades de pesquisa, análise, organização e avaliação crítica de informação, assim como a sua comunicação. Pretende-se assim que os alunos se tornem mais competentes para a construção de valores e atitudes conducentes à tomada de decisões fundamentadas relativas a problemas que envolvam interações entre a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas teóricas decorrem em sala, as matérias teóricas serão abordadas utilizando o método expositivo e interativo e recorrendo a audiovisuais. As aulas práticas decorrem em sala ou laboratório. Os trabalhos práticos serão realizados individualmente ou em grupo e incluirão a realização de trabalhos laboratoriais, trabalhos de pesquisa bibliográfica e trabalhos de análise de dados experimentais.

Avaliação: contínua, constituída pela elaboração de vários trabalhos (de pesquisa, análise de dados, relatórios de trabalhos laboratoriais realizados) e avaliações escritas.

A passagem a todo o momento para regime remoto a 100 %, se tal vier a ser exigido no contexto da COVID, encontra-se acautelada. Nessas circunstâncias, manter-se-á o plano curricular previsto e as aulas serão lecionadas em regime síncrono. A avaliação será remota ou presencial como vier a ser determinado.

Práticas de inovação pedagógicas: a realização de um conjunto de trabalhos práticos de caráter variado.

Bibliografia principal

Miller, G. T., Spoonman, S. E. (2015). Essentials of Ecology. 7ª ed. Cengage Learning.

Smith, R. L. & Smith, T. M. (2015). Elements of Ecology. 9ª ed. Benjamin Cummings.

Bush, M. B. (1997). Ecology of a Changing Planet. New Jersey: Prentice Hall.

Odum, E. P. (1997). Fundamentos de Ecologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Begon, M., Harper, J. L., Townsend, C. R. (1996). Ecology. Oxford: Blackwell Science Ltd.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Kalina Samardjieva

A definir

A definir