Direito do Ambiente
Apresentação
Inserida numa Licenciatura em Engenharia do Ambiente, a unidade curricular de Direito do Ambiente pretende dotar os alunos de uma compreensão genérica do Direito - dos seus princípios, instituições, mecanismos e técnicas, bem como da sua concretização prática nas principais temáticas ambientais.
Curso
Engenharia do Ambiente [ULP]
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULP287-8105
Disciplinas complementares recomendadas
>> Introdução à Engenharia do Ambiente
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Apresentação, Método de Avaliação e Introdução à Unidade Curricular 2. Introdução ao Direito do Ambiente 3. Objetivos e Princípios do Direito do Ambiente 4. Bases da Política de Ambiente 5. Quadro Jurídico Ambiental >> Avaliação Ambiental >> Recursos Hídricos >> Ar >> Alterações Climáticas >> Ruído >> Resíduos >> Solo e Ordenamento do Território >> Conservação da Natureza e Biodiversidade >> Responsabilidade Ambiental
Objetivos
Os objetivos desta unidade curricular são: >> Compreender os princípios gerais, as instituições e os mecanismos do Direito. >> Entender a estrutura e a prática de utilização de instrumentos jurídicos. >> Conhecer a legislação aplicável a diversos temas ambientais, simulando a sua aplicação em de situações de prática profissional (com casos reais).
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino adotada visa incentivar a participação e estimular a iniciativa dos estudantes no processo educativo da sua própria formação, estruturando-se em dois tipos de sessões: >> Sessões teóricas, através da exposição de temas e da apresentação de vídeos e outros conteúdos multimédia. >> Sessões práticas, através da análise de casos práticos, a realização de exercícios práticos e discussões e reflexões de grupo. O impacte cumulativo destes dois tipos de sessões proporciona uma relação iterativa entre estudantes e docente, promovendo uma efetiva participação em aula e uma maior aproximação entre o conhecimento e a prática profissional. Utilizar-se-á o metido de Avaliação Contínua (de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da ULP), considerando dois instrumentos de avaliação: >> Participação e trabalhos nas aulas (30%) >> Prova escrita (70%) As aulas são de frequência obrigatória (não podendo os estudantes faltar a mais de 30% das aulas previstas).
Bibliografia principal
>> Archer, António Barreto (2009). Direito do Ambiente e Responsabilidade Civil, Almedina. >> Condesso, Fernando dos Reis (2001). Direito do Ambiente, Ed. Almedina, 1319p. >> Figueiredo Dias, José E. O. (2000). Direito Constitucional e Administrativo do Ambiente, Cadernos CEDOUA, Ed. Almedina, Coimbra. >> Santos, Claúdia M.ª Cruz, Figueiredo Dias, José E. O., Aragão, M.ª Alexandra S., Canotilho, J. J. G. (1998). Introdução ao Direito do Ambiente, Universidade Aberta, Lisboa, p.255. >> Aragão, Mª Alexandra de Sousa (1997). O Princípio do Poluidor Pagador - Pedra Angular da Política Comunitária do Ambiente, Boletim da Faculdade de Direito de Coimbra - Studia Jurídica 23, Universidade de Coimbra, Coimbra Editora. >> Kiss, Alexander, Skelton, Dinah (1997). Manual of European Environmental Law, 2nd ed., Cambridge University Press. pp.3-7.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Sérgio Bruno Costa 6.ª F, das 14h00 às 16h30