Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Biologia

Apresentação

A UC de Biologia tem como principal objetivo fornecer e aprofundar os conhecimentos em Biologia essenciais a um futuro Engenheiro do Ambiente bem como fornecer bases para UCs subsequentes na licenciatura em Engenharia do Ambiente. Os conhecimentos transmitidos irão contribuír para a construção de valores e atitudes conducentes à tomada de decisões fundamentadas relativas a problemas que envolvam interações entre a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente.

Curso

Engenharia do Ambiente [ULP]

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP287-6569

Disciplinas complementares recomendadas

Nenhuma

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 Célula. Célula procariota e eucariota. Estrutura interna e organização da célula. Mecanismos de transporte.

2 Informação e hereditariedade. Cromossomas, ciclo celular e divisão celular. Genoma eucariota e expressão génica.

3 Fisiologia. Fisiologia vegetal. Processos autotróficos. Mecanismos de adaptação. Fisiologia Animal, homeostasia e regulação da temperatura.

4 Processos evolutivos. História da vida na Terra. Mecanismos de evolução. Formação de espécies. Construção e uso de filogenias.

5 Evolução da biodiversidade. Bactéria e Archaea. Protistas. Plantas sem semente. Plantas com semente. Fungos. Primeiros animais e Lofotrocozoa. Ecdisozoa. Deuterostómios.

6 Observação do biota. Habitats marinhos e de transição. Habitats dulçaquícolas e terrestres. Biota de ETAS e ETARS.

Objetivos

Fornecer os conhecimentos biológicos essenciais a um futuro profissional de ambiente, especificamente:

- a compreensão dos processos básicos que assistem à evolução e funcionamento das espécies animais e vegetais;

- a compreensão do papel complexo do biota em termos ambientais e socioeconómicos, para uma correta fundamentação na tomada de decisão;

- o desenvolvimento de conceitos relativos à biodiversidade e necessidade da sua manutenção. O conhecimento adquirido nesta disciplina é fundamental para as áreas de ecologia, qualidade ambiental, ecotoxicologia, saúde pública, impactes ambientais e modelação ecológica.

Metodologias de ensino e avaliação

Os conteúdos da disciplina estão organizados em diversos subtemas, sendo que os quatro primeiros fornecem a informação básica de toda a matéria. Quanto aos restantes, estes encontram-se estruturados em saídas de campo prévias, observação, discussão e apresentação de trabalhos curtos pelos estudantes. Nas sessões será dada ênfase para os aspetos estruturantes e fundamentais dos conteúdos programáticos, onde serão apresentados alguns temas específicos a partir dos quais solicitado aos estudantes o seu aprofundamento.

AVALIAÇÃO: Contínua, constituída por dois testes escritos (60 %) de ponderação semelhante e trabalhos (relatórios, pesquisa, análise de dados - 40 %).

A passagem a todo o momento para regime remoto a 100 %, se tal vier a ser exigido no contexto da COVID, encontra-se acautelada.

Práticas de inovação pedagógicas: o estímulo à participação, envolvimento no debate e apresentação de trabalhos elaborados em grupo, são aspetos privilegiados particularmente no último subtema.

Bibliografia principal

Sadava; Hills; Heller; Berenbaum. 2009. Life. The Science of Biology. 9ª edição. USA: Sinauer associates inc.

Azcon-Biéto, J.; Talon, M. 1996. Fisiologia e Bioquímica Vegetal. New York: Interamerica, McGraw-Hill.

Azeiteiro, U. M.; Bacelar-Nicolau, P.; Vicente, L. 2003. Complementos de Biologia, Lisboa: Edições da Universidade Aberta.

Curtis, H.; Sue Barnes, N. 2000. Biología (Sexta edición en español), Espanha: Editorial médica panamericana.

Moreira, I. .1993. Histologia vegetal. 3ºed. Lisboa: Didáctica editora.

Cox, M. M.; Nelson, D. L. 2011. Principios de bioquimica de Lehninger (edição comemorativa 25 anos - 5ª edição). Artmed.

Morgado, F. M.; Pinho, R.; Leão, F. 2000. Para um ensino interdisciplinar e experimental da educação ambiental. Lisboa: Plátano Editora.

Pinho, R.; Lopes, L.; Leão, F.; Morgado, F. 2002. Conhecer as plantas nos seus habitats. Lisboa: Plátano editora.

Diversos textos de apoio a fornecer ao longo das sessões.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Kalina Samardjieva

 A designar

A designar