Avaliação Ambiental de Planos e Projetos
Apresentação
Esta unidade curricular dotará os(as) estudantes de conhecimentos e ferramentas para participarem em processos de dois dos mais relevantes instrumentos da política ambiental preventiva: a Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) e a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), permitindo adquirir as seguintes competências: >> Entender as diferenças entre AIA e AAE. >> Compreender e analisar os impactes e efeitos das atividades humanas e a necessidade de minimizar os mesmos. >> Entender a importância da multidisciplinaridade em equipas de AIA e de AAE. >> Adquirir conhecimentos e dominar ferramentas para propor medidas de minimização de riscos ou maximização de oportunidades de projetos (AIA) ou de políticas, planos e programas (AAE). >> Compreender a relevância da participação das partes interessadas nos processo de AIA e de AAE. >> Fomentar o empreendedorismo no âmbito de processos de AIA e de AAE. >> Compreender a importância da ética e da deontologia profissional.
Curso
Engenharia do Ambiente [ULP]
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP287-21540
Disciplinas complementares recomendadas
>> Introdução à Engenharia do Ambiente >> Ecologia >> Geologia >> Climatologia e Mudanças Globais >> Direito do Ambiente >> Planeamento, Ordenamento e Sustentabilidade do Território >> Poluição Atmosférica >> Sistemas de Informação Geográfica e Deteção Remota
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
Objetivos
>> Compreender os procedimentos de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) e de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), nas suas vertentes ética, legislativa, metodológica, técnico-científica, administrativa e decisória. >> Aplicar métodos e técnicas de AIA e de AAE, integrando diversas temáticas e conhecimentos. >> Refletir e resolver desafios no âmbito da aplicação de AIA e de AAE, através da simulação de situações de prática profissional (com casos reais). >> Capacitar para utilizar a AIA e AAE como ferramentas de apoio à decisão na implementação de projetos e de políticas, planos e programas, respetivamente. >> Refletir sobre o potencial de inovação e evolução dos procedimentos de AIA e AAE.
Metodologias de ensino e avaliação
Método de Ensino: Visando estimular a participação e a iniciativa dos(as) estudantes no processo de aprendizagem, serão considerados dois tipos de sessões: >> Sessões de exposição de temas, vídeos e outros conteúdos multimédia. >> Sessões de análise de casos, exercícios práticos, discussões e reflexões em grupo e visitas de estudo. O impacte cumulativo destes dois tipos de sessões proporciona uma relação iterativa entre estudantes e docente, promovendo uma efetiva participação em aula e uma maior aproximação entre o conhecimento e a prática profissional. Método de Avaliação: Utilizar-se-á o método de Avaliação Contínua (de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da ULP), considerando quatro instrumentos de avaliação (ver ponto 26). Práticas de Inovação Pedagógica: Será estimulada a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes através de metodologias de fórum de discussão, de aula invertida, de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e de avaliação entre pares.
Bibliografia principal
>> Agência Portuguesa do Ambiente (2012). Guia de melhores práticas para Avaliação Ambiental Estratégica. >> Morris, P., Therivel, R. (2009). Methods of Environmental Impact Assessment, 3rd Ed., Rouledge. >> Smith, M., et al. (2005). Implementing Strategic Environmental Assessment, Springer, Berlim. >> Environmental Agency (2005). Good Practice Guidelines for Strategic Environmental Assessment. Environmental Agency, United Kingdom. >> Abaza, H., Bisset, R., Sadler, B. (2004). Environmental Impact Assessment and Strategic Environmental Assessment: Towards an Integrated Approach, UNEP. >> Therivel, R. (2004). Strategic Environmental Assessment in Action, Earthscan. >> European Comission (2001). Guidance on EIA Scoping; Screening; EIS Review. >> European Comission (1999). Guidelines for the Assessment of Indirect and Cumulative Impact as well as Impact Interactions. >> Agência Portuguesa do Ambiente. Guias Metodológicos para a Elaboração de Estudos de Impacte Ambiental.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Sérgio Bruno Costa 5.ª F, das 14h00 às 15h00 A definir