Álgebra
Apresentação
Esta unidade curricular faz parte do plano curricular da presente licenciatura. O principal objetivo desta disciplina é dotar os alunos de conhecimentos fundamentais no âmbito da Álgebra e do raciocínio lógico e matemático, que são essenciais na aprendizagem dos conteúdos de outras unidades curriculares subsequentes. Mais especificamente, pretende-se que, através de diversas estratégias de carácter teórico e prático, os alunos possam aplicar e solidificar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre sobre espaços vetoriais, matrizes, determinantes, sistemas de equações lineares, números complexos e vetores e valores próprios.
Curso
Engenharia do Ambiente [ULP]
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP287-61
Disciplinas complementares recomendadas
Nenhuma.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
REVISÕES: Conjuntos e símbolos matemáticos. Resolução e classificação de sistemas de equações. MATRIZES: Classificação, propriedades e operações. Característica de uma matriz; Condensação; Inversa de uma matriz quadrada; Resolução de equações matriciais. DETERMINANTES: Definições e propriedades; Cálculo de determinantes pela Regra de Sarrus, Teorema de Laplace e método da triangulação; Obtenção da inversa pela adjunta. SISTEMAS DE EQUAÇÕES: Classificação e resolução. Método de Gauss e Regra de Cramer. ESPAÇOS VETORIAIS: Vetores e operações. Definição e propriedades; Combinação linear; Dependência e independência linear; Subespaço vetorial; Conjunto de geradores; Base e dimensão de um espaço vetorial; Mudança de base. VALORES E VETORES PRÓPRIOS: Definição, propriedades e sua determinação. Diagonalização. Forma quadrática. Aplicações. NÚMEROS COMPLEXOS. Formas algébrica, trigonométrica e exponencial. Conversão entre as diferentes formas. Operações e propriedades.
Objetivos
No final desta unidade curricular, o estudante deve ter adquirido conhecimentos sobre: - Operar com matrizes, resolver equações matriciais e calcular a inversa de uma matriz. - Calcular o valor do determinante de uma matriz. - Resolver um sistema de equações aplicando o conhecimento matricial ou através de determinantes. - Analisar um sistema de equações recorrendo ao conhecimento matricial e sobre espaços vetoriais, avaliando a sua possibilidade de solução. - Caracterizar espaços lineares reais, dominar o conceito de dependência e independência linear de vetores, caracterizar uma base e definir as coordenadas de um vetor numa base dada. - Operar com números complexos na forma algébrica, trigonométrica e exponencial. - Determinar e trabalhar vetores e valores próprios e efetuar a diagonalização de uma matriz.
Metodologias de ensino e avaliação
METODOLOGIA DE ENSINO: visam incentivar a participação e restituir a iniciativa do aluno no processo educativo da sua própria formação. A estrutura das sessões é dividida em sessões teóricas, utilizando o método expositivo e interativo, ou ainda, apresentação de assuntos por audiovisuais, e sessões práticas, onde os estudantes são confrontados com problemas, a realizar individualmente ou em grupo, com a ajuda do professor, e onde poderão aplicar os conhecimentos adquiridos. A relação aluno/docente torna-se bastante mais favorável nestas sessões uma vez que se encontram reunidas as condições adequadas para uma maior participação em aula, permitindo e estimulando uma maior aproximação entre docente e estudantes. AVALIAÇÃO: Avaliação contínua composta por 2 momentos de avaliação escrita, de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP.
Bibliografia principal
- Giraldes, E., Fernandes, V., Smith, M. (2003), Curso de Álgebra Linear e Geometria Analítica, McGraw Hill, Portugal. - Kreyszig, E. (2011), Advanced Engineering Mathematics (tenth edition), McGraw Hill, United States of America. - Diversos textos de apoio a fornecer ao longo das sessões.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Cândida Manuel Segunda feira a indicar