Apresentação do Curso
A licenciatura em Engenharia do Ambiente alia uma história sólida na Universidade Lusófona do Porto de mais de 20 anos, a um plano curricular atualizado e que centraliza a formação em áreas de grande interesse na atualidade.
A licenciatura em Engenharia do Ambiente está fortemente valorizada com conhecimentos científicos, práticos e tecnológicos nas diversas áreas que compõem a engenharia do ambiente, nomeadamente, nos tratamentos dos efluentes, estudos de impacte ambiental, recursos hídricos, análises de amostras ambientais, estudo dos ecossistemas naturais, gestão ambiental e da qualidade, sustentabilidade do território, entre outras.
O corpo docente em Engenharia do Ambiente é formado por professores de carreira, investigadores e profissionais empresariais com grande experiência, favorecendo assim a empregabilidade dos futuros licenciados.
A licenciatura em Engenharia do Ambiente é oferecida em HORÁRIO DIURNO e em HORÁRIO PÓS-LABORAL.
Razões para frequentar este curso
- BOA EMPREGABILIDADE tanto em empresas privadas como organizações estatais.
- ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL alargada e transversal a muitas áreas profissionais relacionadas com os recursos ambientais (água, solo, ar, clima, património natural), a utilização dos recursos (abastecimento de água, efluentes líquidos e gasosos, resíduos sólidos urbanos e industriais) e as interações do ambiente.
- RECONHECIMENTO PROFISSIONAL dos futuros engenheiros pela Ordem dos Engenheiros e pela Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos.
- RECONHECIMENTO EUROPEU do curso e da Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias após a sua inscrição na base de dados dos cursos de engenharia europeus (FEANI INDEX).
- LICENCIATURA DO FUTURO versando os mais atuais desafios tecnológicos que acompanham a evolução tecnológica e científica e os problemas ambientais que vão surgindo.
- PLANO DE ESTUDOS INOVADOR, recentemente restruturado e acreditado pela Direção Geral do Ensino Superior (A3ES).
Despacho do curso
Despacho n.º 18380/2009, de 7 de Agosto, alterado pelo Despacho n.º 5182/2019, de 24 de maio
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data de publicação da decisão
20/02/2019
Registo
R/A-Ef 112/2012
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado |6 Semestres |180 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a um dos seguintes conjuntos de provas de ingresso:
02 Biologia e Geologia
16 Matemática
ou
07 Física e Química
16 Matemática
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluido um total de 180 ECTS
Objetivos
Sendo um programa diferenciado em termos de modernidade, profundidade e interdisciplinaridade ao serviço de uma formação de alto nível em Engenharia do Ambiente, o licenciado está habilitado com:
-conhecimentos e treino para atuar em diferentes áreas do Ambiente, ao nível da identificação, caracterização e enquadramento de problemas e proposta de soluções, inserido em Organizações ou como profissional independente;
- capacidade de análise crítica, versatilidade, auto-suficiência, consciência deontológica e motivação para se inserir e liderar equipas multidisciplinares e projetos complexos, bem como para se manter atualizado ao longo da vida;
- capacidades técnicas e do saber que permitam a empregabilidade e o reforço da capacidade competitiva das organizações em que se venham a inserir.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
1 - Dominar as várias áreas científicas que compõem a formação em Engenharia do Ambiente de forma a estar apto para a atividade profissional nas suas diversas vertentes;
2 - Planear, coordenar ou executar ações ou projetos de educação e sensibilização ambiental;
3 - Realizar diagnósticos, auditorias ou outros estudos, bem como elaborar pareceres sobre matérias de natureza ambiental;
4 - Apoiar estudos e avaliações de impacte ambiental;
5 - Participar em ações de formação como formador, transmitindo conhecimentos técnicos de uma forma estruturada e sistemática sobre temas da área ambiental;
6 - Ser responsável por sectores de ambiente das empresas e demais organismos públicos ou privados;
7 - Apoiar processos de licenciamento industrial;
8 - Apoiar estudos de planeamento e ordenamento do território;
9 - Participar em projetos de investigação e desenvolvimento de novas tecnologias, materiais e processos relacionados com o ambiente.
Estudos Futuros
A Licenciatura em Engenharia do Ambiente habilita à frequência de mestrados, pós-graduações ou cursos de especialização na área do Ambiente ou em outras áreas afins como em Gestão, Geografia, SIG, Higiene e Segurança do Trabalho e Qualidade.
Saídas Profissionais
Os futuros licenciados estão aptos a exercer funções profissionais com competências variadas em:
- Departamentos de ambiente dos serviços da administração central, regional e local;
- Departamentos ou serviços de ambiente no sector empresarial;
- Organizações não governamentais e associações ambientais;
- Profissional liberal (diagnósticos, auditorias e estudos dos impactos ambientais, apoiar os processos de licenciamento industrial, prestação de assessoria técnica nas áreas de meio ambiente e energia, o planeamento, coordenação e implementação da formação, educação ou consciencialização ambiental).
Observações
A Licenciatura em Engenharia do Ambiente da Universidade Lusófona do Porto habilita à inscrição na Ordem dos Engenheiros e na Ordem dos Engenheiros Técnicos
Áreas Científicas
Engenharia e técnicas afins | Ciências da vida | Ciências físicas