Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Tecnologias de Informação e Comunicação

Apresentação

A informática na ótica do utilizador. Introdução aos conceitos básicos da programação.

Curso

Engenharia de Proteção Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP928-10843

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução à informática enquanto ciência da informação. Unidade de informação.

 

A informática na ótica do utilizador. Apresentação de alguns programas úteis no contexto da Engenharia de Proteção Civil.

 

Introdução ao MS Office: Word, Excel e Powerpoint. Apresentação de conceitos básicos.

 

Introdução à programação. Linguagens de programação: máquina, baixo nível e alto nível. O desenvolvimento de software e as suas diferentes fases.

 

Elementos de lógica.

 

Algoritmia.

 

Ambiente VBA (Visual Basic for Applications) em Microsoft Excel.

 

A linguagem Matlab: ambiente; elementos; funções; expressões aritméticas e lógicas; matrizes e vetores; programação; ficheiros; gráficos.

Objetivos

Melhorar os conhecimentos sobre o computador e a compreensão da interligação entre os seus diversos componentes.

Preparar os estudantes para utilizar o computador, de forma eficiente, na realização de diversos problemas do dia a dia.

Combinar o desenvolvimento de algoritmos com a necessidade de automatização de processos repetitivos em aplicações informáticas.

Desenvolver a capacidade de raciocínio passo a passo através da criação de algoritmos.

Fomentar a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações reais.

Sensibilizar para a utilidade das competências adquiridas, seja no contexto da Licenciatura (e das Unidades Curriculares seguintes) seja no contexto profissional.

Metodologias de ensino e avaliação

METODOLOGIA: Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, no estudo e na pesquisa bibliográfica pelo estudante. Numa primeira fase, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos a exemplos práticos. Após esta apresentação, serão lançados problemas e desafios, para os quais os estudantes deverão encontrar soluções otimizadas. Os estudantes terão, assim, a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos à resolução de problemas propostos.

Com o ensino à distância, adotado em algumas das aulas: i) transmitem-se conceitos e conhecimentos mais teóricos; ii) fortalece-se o estímulo à autonomia dos estudantes, os quais são desafiados a trabalhar um conjunto de problemas práticos.

AVALIAÇÃO: Avaliação contínua: assente em dois testes e em trabalhos práticos. A ponderação será a seguinte: 1º teste (40%), 2º teste (40%), trabalhos práticos (20%). Exame de recurso: teste escrito (100%).

Bibliografia principal

Aguilar, L. J. (2008) - "Fundamentos de Programação - Algoritmos, Estruturas de Dados e Objetos", McGraw-Hill.

 

Peres, P. (2011) - "Excel Avançado", 3ª Edição, Edições Sílabo.

 

Loureiro, H. (2014) - "Excel 2013 Macros e VBA, Curso Completo", FCA Editora.

 

The MathWorks, "Getting started with MATLAB" (http://www.mathworks.com/help/matlab/getting-started-with-matlab.html)

 

Chapman, Stephen J. (2004) - "MATLAB programming for engineers", Thomson Editor.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Nuno Correia dos Santos

Quinta-feira, das 22.00 às 23.00

Gabinete do professor