Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Sistemas de Gestão da Qualidade, Segurança e Saúde no Trabalho

Apresentação

Esta unidade curricular (UC) debruça-se sobre o estudo de procedimentos, normas e sistemas de gestão que visam a promoção da qualidade, saúde e segurança no trabalho de forma a que os Agentes de Proteção Civil e Segurança (APCS) consigam, em cenários de emergência e socorro, planear estrategicamente a sua intervenção reduzindo a sua exposição aos riscos ocupacionais.

 

Curso

Engenharia de Proteção Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP928-11811

Disciplinas complementares recomendadas

Matemática e Português

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. Noções breves de modelos de gestão organizacional, estratégica e de recursos humanos.
  2. Conceitos gerais sobre sistemas de gestão, normalização e integração de sistemas.
  3. Sistemas de Gestão da qualidade: noções de qualidade e gestão da qualidade; legislação e normativos aplicáveis aos sistemas de gestão da qualidade; princípios da gestão da qualidade e implementação de sistemas de gestão da qualidade.
  4. Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho (SST): introdução à SST, conceitos gerais, análise, avaliação e gestão de riscos; referenciais normativos de apoio à gestão da segurança; implementação de sistemas de SST.
  5. Sistemas de gestão integrada (SGI) da qualidade e SST: enquadramento, estratégia de integração, implementação de um SGI.
  6. Avaliação de Riscos Profissionais e estudos de caso.

 

Objetivos

No final da UC pretende-se que o estudante:

Conheça o enquadramento legal e normativo relativamente aos SGQSST. Domine os conceitos gerais sobre SGQSST.

Seja capaz de identificar os parâmetros que podem constituir um risco ocupacional para os APCS associados a diferentes situações de emergência e socorro.

Conheça os instrumentos e meios que permitem avaliar esses mesmos parâmetros.

Conheça os principais tipos de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) bem como sinalética de segurança e promova o seu uso nas operações de socorro e evacuação, em catástrofes naturais e tecnológicas.

Adquira competência para propor estratégias fundamentadas para eliminar e/ou reduzir os riscos ocupacionais

Metodologias de ensino e avaliação

METODOLOGIA:

  • Exposição por parte do docente e discussão com os estudantes, durante as aulas, das matérias previstas, com tratamento de casos de estudo.
  • Estímulo a trabalho a realizar fora da aula pelos estudantes, em particular de pesquisa bibliográfica, com vista a consolidar e complementar os conhecimentos adquiridos.
  • Apoio tutorial do docente ao trabalho do estudante.

AVALIAÇÃO

  • Avaliação contínua (0-20 val), constituída por três momentos de avaliação: um teste escrito (com peso 60%) e dois relatórios, apresentação e defesa dos trabalhos práticos (com peso de 40%).

 

 

 

Bibliografia principal

  • Legislação e Normativos:

    NP EN ISO 9000:2005: Sistemas de Gestão da Qualidade. Fundamentos e vocabulário. NP EN ISO 9001:2008: Sistemas de Gestão da Qualidade. Requisitos.

    NP EN ISO 9004:2011: Sistemas de Gestão da Qualidade. Linhas de orientação para melhoria do desempenho. NP 4397: 2008: Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Especificações.

    OHSAS 18001: 2007: Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho. Especificações.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala